Avicultores de São Bento negociam reforço de carga de energia elétrica

A comunidade do São Bento é uma grande produtora de aves no sistema de integração com a Marfrig. Lá estão instalados 30 aviários de frango de corte que produzem em média seis lotes de aves por ano. Cada um desses lotes tem 15.500 aves com peso aproximado de 2,7 kg por ave.

Portanto, na comunidade são produzidos 2 milhões e 790 mil aves por ano, que equivalem a 7 milhões e 533 mil quilos de frangos, com perspectiva de aumento na produção através da ampliação de alguns dos aviários existentes e a entrada de novos avicultores na atividade.

Com a necessidade de modernização dos aviários visando melhorar a produção e a qualidade das aves produzidas, a Integradora tem exigido a instalação de ventiladores, nebulizadores, comedouros e bebedouros automáticos que em funcionamento demandam muita energia elétrica.

De uma maneira geral, a maioria dos aviários da Lapa e região está necessitando de reforço de carga de energia para poder colocar em funcionamento os equipamentos exigidos e necessários.

Preocupada em auxiliar na solução do problema, a Associação Rural do São Bento promoveu uma reunião entre a COPEL e os avicultores. Participaram do encontro representantes da Marfrig, do Instituto EMATER e da SAMALAPA.

A Copel através do responsável pelo Setor de Projetos e Obras, Nardel Correa Peixoto, explicou que a demanda de reforço de carga nos aviários deve passar por solicitação individual protocolada na Copel.

Após esse passo, é feito o levantamento na propriedade e a elaboração do projeto para que seja efetuada a licitação do serviço e, consequentemente, a execução das obras. Nardel também citou que a solicitação do serviço de forma organizada, através da Associação fará com que o custo seja menor e a haja mais rapidez na execução da obra.

O prazo estimado para a conclusão dos serviços é de 90 dias e a Associação irá acompanhar o andamento dos pedidos e auxiliar na organização dos avicultores visando a agilidade na execução dos serviços.

Na oportunidade os avicultores receberam informações de como se cadastrar no Programa de Avicultura Noturna (PAN) do Governo do Estado do Paraná. Por meio deste Programa o avicultor tem um desconto de 60% no valor da energia elétrica utilizada nos aviários no período das 21 horas até as 6 horas da manhã.

Please follow and like us: