Perdão de Deus, perdão ao próximo

No estudo da Bíblia pode-se constatar que o Livro não se trata de uma letra morta, mas de uma palavra dinâmica, viva. Apesar de ser escrita muito tempo atrás, numa época de costumes e valores muito diferentes, ela finca o pé em nossos dias e se faz atual. Isto porque a Bíblia retrata e revela duas realidades. Revela nosso Deus, sua vontade e suas promessas; e revela o íntimo do ser humano, seus fracassos e o remédio que Deus concedeu por meio de Jesus Cristo. Ou seja, a vida marcada pelo perdão de Deus. Perdão este que nos liberta para perdoarmos e amarmos uns aos outros. Assim aprendemos na oração do “Pai Nosso”.

É fato que todas as igrejas cristãs tem em comum a oração do Pai Nosso. Mesmo que tenhamos diferenças nas palavras faladas, em seu sentido, o Espírito nas palavras é o mesmo. Neste artigo quero refletir numa parte desta oração. Jesus Cristo ensinou: “E perdoa as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores”. Ou ainda outra tradução das palavras de Jesus Cristo: “E perdoa as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado quem nos tem ofendido”.

Chama a atenção que o perdão está em alto valor para Jesus Cristo. Ele ensina a perdoar. Jesus Cristo revela aqui o quanto Deus oferece em suas promessas para o ser humano e ao mesmo tempo o quanto o ser humano precisa deste perdão. O perdão de Jesus Cristo é recomeço para aqueles que reconhecem suas limitações e seus erros na vida. É o perdão que lança no esquecimento todos os nossos pecados, sejam em atitudes ou em omissões.

Na oração Jesus Cristo ensina a pedirmos deste perdão diariamente. O Pai Nosso é oração diária e não somente dominical. Jesus quer nos mostrar que este perdão está ao alcance de todos que ouvem a sua voz que ecoa pelos séculos.

Por outro lado, nós pedimos o perdão, mas Jesus ensina também a perdoarmos. A oração do Pai Nosso nos chama a estender o perdão recebido em Jesus Cristo às pessoas que nos rodeiam.

Vida nova a partir do perdão de Deus nos impulsiona a perdoarmos ao nosso próximo.

Please follow and like us: