Comemoração do Dia do Rio: entidades se reúnem para definir evento

Atividades de limpeza e conscientização estão previstas, mas participação da comunidade no evento é importante.

Na última quarta-feira, dia 14 de outubro, foi realizada reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal da Lapa para se definir como será feita a ação do Dia do Rio, no Rio da Várzea, no mês de novembro. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Emater, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Comunicação Social, do IAP, da Sanepar, da Polícia Ambiental e da Adepal (Associação de Defesa à Ecologia e Proteção Ambiental da Lapa), além do Verador Vilmar Fávaro Purga, idealizador do evento.

Há algum tempo, Purga fez uma indicação ao Executivo Municipal solicitando apoio na realização da atividade. A indicação foi aceita e, na reunião do dia 14, ficou decidida a data para a limpeza: dia 28 de novembro, sábado, das 9h às 13h. O trecho em que se dará a limpeza foi definido desde a vila dos pescadores até a região do areal, totalizando 3800 metros de percurso.

Segundo Purga, é preciso que se faça uma ação de conscientização com a população e os usuários do local, para que mantenham o lugar limpo, pois há muito lixo espalhado nas redondezas.

Para que a ação da limpeza do trecho do Rio da Várzea possa ser feita com mais sucesso, é preciso que a população também participe como voluntária. Para isso, quem tiver interesse em ajudar, tanto coletando o lixo nas águas do rio como conversando com a população a respeito da conscientização, pode se inscrever. Quem tiver barcos e também puder ajudar, será bem vindo na operação.

O evento conta com o auxílio do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e da Força Verde, que além do apoio, irão ceder barcos para a operação (dois da Polícia Ambiental e um do IAP).

Para participar

Os interessados podem se dirigir até a Sanepar (unidade da Caixa d´água) ou até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e fazer a inscrição. Não há custos para participar. Basta estar com a carteira de identidade e o CPF em mãos, preencher a ficha e aguardar a data do evento.

As inscrições começam no dia 20 de outubro e terminam no dia 20 de novembro.

O cadastro dos voluntários se faz necessário para que as entidades participantes possam saber a quantidade de material e alimentação será necessário.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Vereador Vilmar Fávaro Purga, da Emater, da Polícia Ambiental, da Sanepar, da Adepal, do IAP e da Tribuna Regional.

Please follow and like us: