Contenda implanta projeto “Amigos de Sangue”

Parceria com município de Canoinhas pretende melhorar oferta de sangue para pacientes da cidade.

No último dia 6 de outubro a equipe do Departamento Municipal de Saúde de Contenda visitou a “Associação de Doadores de Sangue de Canoinhas e Região (ADORASEC)”, em Canoinhas, Santa Catarina. A entidade possui 18 anos de atividade e foi fundada pelo Sr.Orestes Golanovski, reconhecido como o maior doador de sangue do mundo. A cidade é conhecida como a capital dos Doadores de Sangue, já que cerca de 4% da população tem o hábito de doar sangue regularmente. Além disso, a importância da entidade se dá porque não atende apenas Santa Catarina, mas também Paraná e Rio Grande do Sul, e também é reconhecida nacionalmente pela sua forma de trabalho e acidade de seus doadores. A equipe contendense foi recepcionada pelo Sr. Silmar Golanovski, filho de seu Orestes, para estabelecer parceria e troca de informações. Visto que será implantado na cidade de Contenda o Projeto “Amigos de Sangue”, com o objetivo de organizar um cadastro de doadores regulares de sangue e incentivar o ato de doar sangue. Então quando um residente do Município precisar de Doadores de Sangue, ele terá a quem recorrer neste momento muitas vezes tão delicado. Este projeto será em conjunto com a Prefeitura Municipal de Contenda, Departamento Municipal de Saúde e a comunidade solidária.

Segundo o enfermeiro Anderson Ribeiro, coordenador do projeto, é imprescindível ações e projetos como este para incentivar e conquistar doadores de sangue regulares, uma vez que os Bancos de Sangue de Curitiba estão com seus estoques em baixa, e muitas vezes é preciso adiar cirurgias, tratamentos como o de leucemia ou ainda reposição de sangue para acidentados. E só quem passa por uma situação destas sabe como é difícil a necessidade de sangue, só podendo contar com ajuda de parentes e amigos.

O enfermeiro realça ainda que o povo contendense tem grande vocação para a solidariedade nestas situações. O que falta é apenas a organização destes Heróis Anônimos que apenas no ato de estender o seu braço conseguem salvar vidas.

O Projeto “Amigos de Sangue” terá seu início na Feira Municipal de Saúde de Contenda, que ocorrerá no dia 05 de novembro, das 8h às 16h.

Mas quem quiser mais informações a respeito, já pode entrar em contato pelo telefone (41) 3625-1615, se dirigindo ao Departamento de Saúde ou pelo e-mail: amigosdesangue@yahoo.com.br

Please follow and like us: