Noite especial na Câmara Municipal

No dia 17 de novembro a Câmara Municipal da Lapa concedeu homenagens a cidadãos que muito contribuíram para nossa comunidade. A pedido do Vereador Dango Leonardi, o Sr. Jorge Bortoletto recebeu o título de Cidadão Benemérito da Lapa, título que é concedido a lapeanos que se destacaram e prezaram sempre pela legendária Lapa. O currículo de Jorge Bortoletto segue abaixo:

“Descendente de italianos do lado paterno nasceu na cidade da Lapa em 04 de agosto de 1928. É o quarto de cinco filhos de Demétrio Bortoletto e Rosalina de Paula Cunha Bortoletto.

Casou-se em 19 de julho de 1952 com Ana Maria Gomes Bortoletto (falecida em 15 de maio de 2008), com quem teve três filhos, 9 netos e 2 bisnetos.

Jorge passou a sua infância na Lapa, em uma casa ao lado do Santuário, que até os dias de hoje pertence à família. Estudou no Grupo Escolar Dr. Manoel Pedro, onde hoje é a Prefeitura Municipal da Lapa. Entre um trabalho e outro que seu pai exigia, como tratar dos cavalos, levar até o potreiro etc., Jorge gostava de tomar banho na cascata, caçar passarinhos, soltar papagaio… Considerando que o seu esforço e de seus irmãos era recompensado ganhando alguns tostões ou mirréis para a então matinê do Cine Imperial.

Serviu o exército em 1948. Por ser muito garboso era sempre o Porta-Bandeira durante os desfiles, principalmente em um que ocorreu na cidade de Curitiba. Depois que serviu o quartel abriu uma oficina mecânica junto com seu irmão Antônio. Depois de formada a sociedade com o irmão Antônio, que se denominou “Irmãos Bortoletto”, construíram uma oficina e um posto, juntamente uma loja de acessórios e autopeças (primeira da Lapa), onde funcionava o Posto Texaco. Vira então realidade o que antes era o maior dos sonhos. Nesse ínterim adquiriu um ônibus e duas lotações. O ônibus fazia o trecho Lapa – Rio Negro. Saindo da praça, as lotações da Estação Ferroviária iam até a cidade, e nos finais de semana fazia Lapa – Monge.

Jorge Bortoletto possui muitas paixões, e uma delas são as corridas de cavalos, ou como são chamadas “carreiras”. Inclusive, foi presidente da Hípica. Como católico praticante, devoto de São Benedito, sempre esteve presente nas festas das igrejas, dando muito da sua colaboração até os dias de hoje, angariando recursos para fortalecimento das festas. Foi durante anos membro ativo do CAEP (Comissão para Assuntos Econômicos da Paróquia). Ajuda também na construção do Memorial do Monsenhor Henrique.

Jorge Bortoletto é um exemplo de dedicação, competência, alegria e amor além de ser um empresário de sucesso em nosso Município, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade. Sentimentos estes voltados principalmente ao trabalho (comércio), família, amigos e a comunidade religiosa da Lapa. É um cidadão cujo maior orgulho é ser lapeano”.

No dia da entrega da homenagem, Jorge Bortoletto agradeceu ao vereador Dango pela indicação do título, e a todos os vereadores que aprovaram o pedido. Ressaltou que a homenagem não é mérito somente seu, mas de seus amigos e familiares que fizeram parte do trajeto de sua vida.

Na mesma ocasião e também a pedido do vereador Dango, o Prefeito de Curitiba, Beto Richa, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário da Lapa. Na justificativa para tal pedido, Dango afirma que “Beto Richa é um político digno de receber esta homenagem de nosso município, pelos serviços prestados aos cidadãos na saúde pública, através de seu programa de Gestão de Saúde Plena, atendendo em Curitiba inúmeros cidadãos lapeanos. Além deste fato importante, Beto Richa também é digno de homenagem por suas ações retas na administração pública, como a criação do Contrato de Gestão, onde estabeleceu regras que reduzem até 15% dos gastos de custeio da máquina pública. Por estes e tantos outros motivos, eleito 3 vezes o melhor prefeito do Brasil, Beto é merecedor de ser chamado “Cidadão Lapeano”.”

Em seu agradecimento pelo título, Beto Richa disse que se sente emocionado com a homenagem. Segundo ele, assim que ficou sabendo da indicação em visita feita pelo vereador Dango Leonardi, já se sentiu em grande dívida com a cidade. Isto porque o título de Cidadão Honorário é a segunda homenagem que recebe do município. A primeira foi a Medalha Gomes Carneiro. Beto Richa disse que a Lapa sempre recebeu muito bem sua família, e espera poder pagar, com muito trabalho, à Lapa e aos lapeanos tudo o que vem recebendo.

O Prefeito de Curitiba contou que em 1994, em sua primeira eleição para Deputado Estadual, foi trazido para a Lapa pelo Dr. Francisco Brito de Lacerda e apresentado a amigos, em especial a José Luiz de Castro, que conquistou muitos votos importantes e sinceros para a sua campanha. Sobre sua trajetória na política e o histórico de seu pai, José Richa, Beto sente que tem uma grande responsabilidade de levar adiante os bons exemplos.

“Estamos na política para cumprir com nossa obrigação, (…) não podemos cruzar os braços e desanimar, é preciso trabalhar com práticas transparentes, ética e rigor na aplicação dos recursos públicos. Uma gestão pública de qualidade é de grande importância para diminuir os abismos sociais”, disse.

Sobre seu alto índice de aprovação na política, Beto explicou que “a busca pela eficiência e pela qualidade é que resulta na popularidade, no processo de desenvolvimento e na confiança”.

Finalizando seu discurso, o homenageado agradeceu receber o título, dizendo que entendia que é mais pela generosidade da gente amiga, do vereador Dango e seus companheiros da Câmara, do Prefeito, do que por merecimento. “Espero, com trabalho, retribuir à Lapa”, finalizou.

E o trabalho que trará benefícios à população lapeana está bem próximo de se tornar realidade. Segundo o vereador Dango Leonardi, a clínica para atendimento de diabéticos, uma luta do edil, está em fase final de negociação. A luta para beneficiar tantas pessoas no município está contando com o apoio do Prefeito Furiati e do Prefeito Beto Richa.

Padre Conrado recebe título de Cidadão Honorário

Junto com Jorge Bortoletto e Beto Richa, Padre Conrado Felski foi também homenageado no dia 17 de novembro, pela Câmara Municipal.

O pedido para o título de Cidadão Honorário a Pe. Conrado partiu do vereador Purga. Em sua vida, Conrado foi Vigário em Campo Largo, Morretes, e Campina Grande do Sul até o ano de 2000. Neste ano foi então transferido para Curitiba. Quando o Pe. Jonacir Francisco Alessi assumiu a paróquia da Lapa, pediu a Dom Moacyr que Pe. Conrado fosse seu Vigário Paroquial nesta cidade. Hoje está trabalhando na Arquidiocese de São José dos Pinhais. No dia 29 de junho comemorou 51 anos de jubileu. Padre Conrado se disse muito satisfeito com a homenagem, pois sempre foi muito bem recebido pelos lapeanos.

Um cidadão que, em pouco tempo de serviços prestados à comunidade lapeana, trouxe alento com seus sermões e sua fé para muitas pessoas. 

Please follow and like us: