Cuidados com a pele no verão: cada tipo e idade pede ritual e produtos específicos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Pele jovem, madura, oleosa ou desvitalizada. Confira as orientações sobre o que cada uma delas necessita.

No rosto, ácidos ou substâncias fotossensíveis devem ser usados com cautela no verão – época em que a pele se torna mais sensível –, pois desencadeiam reações adversas, como surgimento de manchas e reações alérgicas.

Peles oleosas e acneicas: No verão, a alta temperatura eleva a secreção sebácea, dando origem a cravos, que podem inflamar e formar espinhas. O aumento do risco de acne pede cuidado redobrado nessa estação. Em casa, o cuidado básico começa com a lavagem do rosto com sabonete específico para peles oleosas e acneicas, duas vezes ao dia, realizando manobras leves. Em seguida, enxaguar e usar filtro solar em gel. Também se pode complementar com uso semanal de máscaras faciais que auxiliem no controle da oleosidade. À noite, produtos secativos aplicados sobre a acne aceleram a cicatrização.

Peles maduras: em casa, para uso diário, aquelas que têm a pele já atingida por flacidez devem usar produtos que auxiliem no aumento da elasticidade, como os que contêm DMAE, que enrijecem a pele e restauram o tônus progressivamente. Antes de escolher um produto, é necessário analisar seus princípios ativos, que devem ser específicos para seu tipo de pele.

Peles jovens: quem tem pele jovem também não pode se descuidar e, assim como todos os tipos de pele, necessita de cuidados constantes. A limpeza de pele é indicada com frequência, além de peelings, para auxiliar a renovação celular. Em casa, além da lavagem com sabonete específico e uso de filtro solar, é importante realizar esfoliação uma vez por semana, para que a pele fique mais bonita e vitalizada. Novamente, aqui o maior cuidado é evitar a exposição ao sol após a aplicação de ácidos ou substâncias fotossensíveis.

Pele do corpo: a pele do corpo também precisa de cuidados especiais no verão. Recomenda-se alimentação equilibrada, além de produtos e procedimentos específicos: drenagem linfática e massagens corporais são importantes para a manutenção de um corpo saudável, pois auxiliam na remoção de toxinas do organismo, além de prevenir a retenção de líquidos.

Please follow and like us: