Índices de resultados de aprendizagem de alunos municipais é animador

Em reunião do Conselho Municipal de Educação, além de outros assuntos, foram tratados temas como Avaliação Institucional e melhorias nas escolas.

Os membros do Conselho Municipal de Educação se reuniram na segunda-feira, dia 26 de abril, para uma apreciação sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. A Secretária Vilma P. Wille, após a apresentação de um vídeo com os principais programas de 2009 detalhando ações e parcerias comentou sobre as prioridades sugeridas pelo Prefeito quanto a  reformas e pinturas de escolas e CMEI´s, esclarecendo que no decorrer da gestão todas serão contempladas. Ressaltou ainda a importância do Sistema Uno de Ensino, da descentralização de recursos direto nas Escolas, CMEI´s e CAE por meio do FUNDO ROTATIVO, administrado pelas Diretoras em conjunto com as APM´s.

Durante a reunião apresentou os dados da Avaliação Institucional realizada pelo Sistema UNO de Ensino, a AVALIA, e  finalmente a proposta da “Vivência Educativa” da Aymará por meio da Cidade Educadora, programa que vem de encontro aos resultados do Avalia,  como grande contribuidor pedagógico para a melhoria dos índices educacionais. Este foi o assunto que mais chamou a atenção dos Conselheiros, pois juntos puderam analisar e avaliar os resultados.

A Secretária Vilma salientou a AVALIA como  indicador de resultado da aprendizagem por nível de proficiência, que sinaliza em que medida deve ser o esforço da equipe pedagógica da escola  junto de seus professores.

O índice alcançado pelos alunos de 4ª séries foi de 81%, apresentando bons resultados na compreensão leitora, análise interpretativa de textos. Na área de raciocínio matemático o índice alcançado foi de 77%. Os resultados alcançados são animadores, no  entanto a Secretaria está preocupada com a trajetória escolar de alunos  em defasagem escolar.

Mas, levando-se em consideração esta informação, ela é de grande valia para incrementar estratégias pedagógicas mais eficazes em sala de aula, visando o alcance de níveis mais altos de aprendizagem dos alunos.

Please follow and like us: