Cinema e Teatro para todos no município

Os alunos das escolas urbanas e rurais da rede municipal de ensino, desde o ano passado, estão  tendo uma nova forma de aprendizagem que vai além da escola e dos livros didáticos. Trata-se do Projeto Cinema e Teatro para Todos, que acontece no Cine Teatro Imperial, no Theatro São João e no Circo. Ganhando espaço também nas escolas e ruas, encantando as crianças com maravilhosos espetáculos e filmes.

Seu uso como prática educativa possibilita sensibilizar os alunos e desenvolver novas formas de compreender e ler criticamente não só os meios eletrônicos e as novas  tecnologias de informação, mas a arte encenada no teatro e no circo que  ensina, sensibiliza e também diverte.

A peça “O Jacaré”, produzido pela Cia. dos Ventos, foi premiada nacionalmente e custa R$5 mil. E a Lapa foi contemplada para tê-la gratuitamente por ser um cenário artístico do palco histórico e cultural do Brasil.

A peça foi apresentada ao ar livre com seus bonecos gigantes na Alameda David Carneiro e abordou o tema meio ambiente para um público de 450 crianças das Escolas  Dr. Manoel Pedro, Abigail Cortes e Lauro Montenegro, do período da tarde, que foram agraciadas com o evento de magnífica performance e com um cenário rico em detalhes, texto e sonorização.

No Circo de Teatro Pisca  Pisca, montado na Avenida Aloísio Leoni, os alunos e professores assistiram a peça “O Mágico de Oz”, onde os personagens ganharam vida e ficarão para sempre na memória das crianças.

A Secretaria Municipal de Educação investe para que nossos alunos possam ter acesso a Educação e  a Cultura. Isto porque o cinema, o teatro e o circo, além de propiciarem uma experiência cultural e estética por si só, oferecem grandes possibilidades para o trabalho escolar dentro dos diversos temas  abordados. É uma estratégia para que os alunos se apropriem do conhecimento de forma significativa e prazerosa através da arte, que tem  papel fundamental na transformação do ser humano.

Vilma P. Wille é Secretária Municipal de Educação.

Please follow and like us: