Cooperativa de carnes Maria Macia visita a Lapa

No último dia 12 de maio, a Lapa recebeu criadores membros da Cooperativa de Carnes Maria Macia. O objetivo inicial dessa visita era conhecer um pouco mais do gado criado, da cadeia e do sistema produtivo da região e também fazer novos contatos com produtores lapianos.

A Maria Macia é uma Cooperativa com sede em Campo Mourão/PR. Apesar de ser bastante jovem esse empreendimento vem  trazendo ótimos resultados para seus sócios e fornecedores. Além da responsabilidade e idoneidade necessária neste ramo, a Maria Macia também tem como diferencial remunerar, com preços melhores, aos produtos  de maior qualidade.

O contato regional do grupo, na cidade da Lapa, ocorre através do médico veterinário e diretor presidente da empresa Lapagen Agronegócios Paulo Edgard Valdez. Segundo Valdez “a Maria Macia tem grande potencial para absorver, num primeiro momento, bezerros produzidos na região da Lapa, basta apenas que os produtores lapianos conheçam melhor o trabalho desenvolvido, para a partir daí, de modo geral, seguirem as exigências necessárias para se tornarem fornecedores Maria Macia.

As exigências não são de difícil execução,  porém é preciso reavaliar a cadeia produtiva de nossa região para que ela tenha condições de dar suporte a esse projeto e muitos outros, que existem no Paraná, mas que em linhas gerais tem muitas diretrizes em comum com a Maria Macia e com o próprio Programa de Carne Angus Certificada.” Vale ressaltar que os produtos de maior interesse do grupo  são bezerros meio-sangue angus-nelore ou mesmo bezerros resultantes da cruza angus sobre ventres azebuados (canchim, por exemplo), com peso médio de 200 kg a desmama.

Paulo Prohmann, diretor técnico do grupo deixou bem claro que a Maria Macia vem fazendo um trabalho com base sólida e que em função do sucesso inicial do projeto a expectativa é de crescimento, daí a necessidade de bezerros de outras regiões para suprir  a demanda de seus confinamentos, que terminam os animais para a cooperativa. A região da Lapa é vista pelo grupo, como estratégica em função de existir o pico de oferta de bezerros numa época em que as regiões norte e oeste paranaense não têm esse produto à disposição.

Já a exigência de genética de cruza angus-nelore ou angus-azebuados esta associada à qualidade de carne e a necessidade de maior adaptação ao clima das regiões dos confinamentos. A  idade de abate na Maria Macia é de no máximo 24 meses, tanto para machos como para fêmeas, exigência fundamental que favorece a maior maciez da carne.

Hoje a Maria Macia fornece seus produtos para a rede Super Muffato nas regiões oeste e norte do Paraná e também para a rede Paraná Supermercados de Campo Mourão.

Todos os visitantes demonstraram satisfação com o que viram e tem pretensão de voltar a Lapa para estreitar ainda mais os contatos iniciados. Também já está sendo programada uma visita técnica de um grupo de pecuaristas lapianos à Cooperativa em Campo Mourão.

A Lapagen Agronegócios irá formatar essa visita inicial, mesmo que seja através de um grupo pequeno de produtores, mas que com certeza constatará o trabalho consistente e sério que vem sendo feito por essa cooperativa de carnes, além de desenvolver ações e realizar um trabalho conjunto, nos moldes preconizados pela Maria Macia em Campo Mourão, aqui na região da Lapa.

A Lapagen Agronegócios deseja muito sucesso à Cooperativa de Carnes Maria Macia e também agradece aos pecuaristas lapianos que colaboraram com a recepção dada aos visitantes e  aproveita para colocar-se a disposição para maiores esclarecimentos, a todos os produtores de gado de corte da região, que queiram se tornar fornecedores desse grupo ou que tenham eventuais dúvidas.

Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: lapagen@uol.com.br ou pelo telefone 41-99533759.

Please follow and like us: