Oração em forma de canto

Coral São Benedito vem fazendo sucesso na Paróquia Santo Antonio da Lapa e encanta a cada apresentação.

Era final de 2009 e a revitalização do Santuário Diocesano de São Benedito estava em andamento. A imponente igreja construída em 1947 recebia os retoques necessários para sua reforma. Mas, paralelamente a isso, surge a idéia de incrementar as melhorias com um detalhe que não se referia à arquitetura. Porque não criar um Coral que enchesse todos os cantos do prédio com músicas cristãs? Seria, com certeza, uma beleza a mais para o Santuário revitalizado.

E assim iniciou-se o processo de formação do Coral São Benedito, um desejo antigo do Pároco da Lapa, Padre Emerson  Lipinski. Nos avisos das missas e no BIP as pessoas eram convidadas a participar da seleção que teria como regente o experiente músico Paulo Roberto Salvador, mais conhecido como João Paulo ou Paulinho Salvador, e  Denise Leonardi como organista e pianista. Encontradas as vozes ideais,  o Coral fez sua primeira apresentação na Missa do Natal de 2009. Com integrantes com idades variando entre 16 e 50 anos, o grupo demonstrou ter talento e está encantando os fiéis a cada apresentação realizada.

Atualmente, o Coral São Benedito está trabalhando com um grupo fechado de 16 vozes femininas e 8 vozes masculinas, além do regente e da organista. O estilo das músicas é variado, segundo Paulo Salvador, que afirma buscar sempre um diferencial  nas interpretações. Ele cria o estilo e passa para a Denise, a organista, para que possam estudar com as vozes.

Os ensaios acontecem semanalmente e as apresentações se dão em Missas Solenes. E cada encontro não é somente cantoria. Acontecem momentos de louvor, oração, lanche, integração e distração. É um momento de relaxamento e união que fortalece o grupo. Para o regente, talvez este detalhe seja o motivo do sucesso que o Coral  vem tendo: a amizade prevalece entre as pessoas.

Em aproximadamente meio ano de existência,  o Coral São Benedito vem sendo muito elogiado. Sobre isso, Paulinho Salvador afirma: “Este Coral é uma realização para os seus integrantes, eles se sentem valorizados”, diz. E completa justificando a dedicação ao  grupo: “adoro o coral, este trabalho é gratificante”.

João Paulo, ou Paulinho Salvador, gosta mesmo do que faz. Ele trabalha de segunda a quinta-feira em Ponta Grossa. Nas sextas-feiras e sábados se apresenta em estabelecimentos da Lapa. E, em todas as sextas-feiras, dedica-se a aulas de música no Lar e  Educandário São Vicente de Paulo. Apesar de tantas atividades, o regente abre um espaço para os ensaios do Coral São Benedito, vindo de Ponta Grossa especialmente para os ensaios.

“O sucesso é consequência. Fazemos este trabalho para Deus e não para os outros. Os esforços de todos os integrantes do Coral São Benedito é para que o resultado fique bonito”, enfatiza o regente que lembra também do empenho da organista Denise e de  todas as vozes do grupo: “Se não fosse a dedicação e o empenho das pessoas participantes, não teríamos esse resultado positivo”.

A última apresentação do Coral foi feita na Missa das Capelinhas. E as próximas Missas em que estarão presentes serão nas Missas do Corpus Christi e de Santo Antonio (13 de junho). O Coral São Benedito está realizando um bonito espetáculo de louvor a Deus. Dizem que quem canta reza duas vezes. Com certeza, com a dedicação  do Coral São Benedito as orações chegam mais emocionantes ao Criador.

Fotos: Fotolapa.

Please follow and like us: