Buscando uma solução para os Centros de Convivência fechados

Recentemente os Centros de Convivência da Lapa  foram fechados. Os únicos locais que se manterão abertos serão as unidades do Feixo, CAIC, Mariental, São Bento e Cohapar.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o motivo do fechamento foi a não renovação dos dados do convênio, que enviava 286 mil reais anuais para este fim.

As mães que não terão mais o benefício dos  Centros de Convivência se reuniram e foram até a Câmara Municipal solicitar auxílio dos vereadores, que decidiram convocar o Secretário de  Planejamento e Administração para explicar o fato.

Na sessão da Câmara de terça-feira, dia 24  de maio, os Secretários de Planejamento e de Educação compareceram para  explicar aos vereadores e à comunidade o motivo pelo qual não haveria continuidade dos centros de convivência.

A Secretária de Educação, Wilma Wille, explicou que a proposta do Núcleo de Educação da Lapa é que permaneçam abertos os centros do Feixo, Mariental, CAIC, Cohapar e São Bento. Depois de adequações será reimplantado o Centros da Vila São José. Segundo a Secretária, para o Centro de Convivência do centro ainda não foi encontrado um espaço adequado para instalação, pois nesta região não  existem locais com boa infra-instrutora. No entanto, o Ministério de Educação deverá implantar a Escola Integral em todas as escolas do município.

Hoje a Secretaria do Estado de Educação já  possui o projeto Contra Turno e na Lapa algumas escolas já contam com o  programa. Mas outras não implantaram ainda por falta de espaço físico.

Todos estes centros estarão funcionando graças ao grande estoque de material didático. Já em relação à alimentação, a Secretária afirmou ser necessário um grande esforço para que se possa atender a todos.

O Secretário de Planejamento Juciel afirmou que está sendo pleiteada uma verba de R$1.300.000,00 junto a Petrobras para atender os Centros de Convivência por dois anos, permitindo o funcionamento nos moldes do projeto Segundo Tempo, com prioridade para os esportes.

Alguns pais questionaram os secretários a respeito do fechamento da unidade do Centro, que funcionava na Av. Manoel Pedro, pois foram surpreendidos de um dia para o outro com a notícia de que seus filhos não teriam o local à disposição.

A Secretária de Educação se comprometeu com os pais afirmando que todas as crianças que precisam participar do projeto podem procurar a secretaria, pois haverá ônibus para levar as crianças onde os Centros de Convivência estão atendendo.

Please follow and like us: