Comunidade da Cohapar será beneficiada com projeto Planeta Favaro

A Escola Municipal “Pedro Favaro Cavalin”, no intuito de participar dos projetos em comemoração ao aniversário da Lapa, tomou uma iniciativa juntamente com toda a sua equipe de adotar o Parque dos Maragatos, localizado nos fundos da instituição. O local vem sendo vítima de constante depredação e a equipe da escola acredita que este espaço poderá ser utilizado de forma mais consciente e correta pela  comunidade e até mesmo pelos alunos por ser um espaço amplo e agradável.

Para poder aproveitar de forma mais saudável o parque, serão desenvolvidas atividades em todas as turmas da escola, tendo como objetivo de conscientizar todos os alunos e a comunidade onde a escola está inserida. No dia 28 de maio o primeiro passo foi dado, após conhecimento e apoio da Secretaria de Educação. Foi  firmada parceria também com a Secretaria de Meio Ambiente, pois em reunião pedagógica com a equipe escolar estava presente Heitor Leonardi,  diretor do Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente da Lapa. No encontro foi discutida a possibilidade de desenvolver o projeto no Parque dos Maragatos.

A escola recebeu incentivo para desenvolver as ações e o próximo passo é iniciar as atividades com os alunos. Serão trabalhados em sala de aula temas relacionados a história da cidade, bem como a questão ecológica e preservação do meio ambiente. Com isso diversas atividades serão desenvolvidas, como a confecção de panfletos e cartazes que serão distribuídos em toda a comunidade pelos próprios alunos, juntamente com as professoras. Esta atitude tem como objetivo despertar a consciência ecológica nos adultos.

Algumas turmas farão maquetes que serão expostas na escola para visitação de todos. Este trabalho mostrará as transformações do homem no meio ambiente, sempre focando a realidade social. Outras turmas apresentarão poemas, paródias, teatro de fantoches  (confeccionados em material reciclado), mosaicos, pinturas e outras representações artísticas sempre apresentando a Lapa e fazendo um paralelo entre o centro histórico, a comunidade e preservação do meio ambiente. O projeto pretende realizar um envolvimento bem maior, pois buscará o apoio dos pais, componentes da comunidade e até mesmo do comércio local para poder cumprir outras metas referentes ao parque e sua utilização. Pretende-se trabalhar na revitalização do local fazendo plantio juntamente com os alunos de 200 mudas de árvores diversas, preparo de canteiros para o plantio de flores, adequação de brinquedos (parque infantil) utilizando material reciclável como pneus pintados, colocação de lixeiras com possibilidade de separação do lixo, espaço para a preparação de adubo natural com cascas de frutas e talos de vegetais para serem colocados nos próprios canteiros.

Segundo a visão dos educadores, acredita-se que o problema ambiental é um problema de todos e se cada um  fizer a sua parte ajudando em sua localidade estará ajudando na preservação de meio ambiente e contribuirá para uma qualidade de vida mais satisfatória a todos.

Please follow and like us: