O prazer da leitura completa 5 anos

Quem disse que a leitura está sendo esquecida? Quem afirma isso não conhece a Ciranda do Livro, projeto que só cresceu desde a sua criação

No mês de maio a Ciranda do Livro completou seus 5 anos de existência. Para comemorar, suas integrantes se  reuniram no Beppo´s. Uma das idealizadoras do projeto foi Valentina Piovezan Batista, que conta à Tribuna como tudo começou:

“Quando sonhamos, o Universo conspira a nosso favor na medida que não abandonamos o nosso objetivo e vamos alimentando com nossa energia o propósito desejado.

Desde criança, à luz do lampião de querosene e ao som do canto dos grilos nas noites enluaradas, sempre gostei de ler. Na adolescência li todos os livros da Biblioteca das Filhas de Maria, que ficava na sacristia da Igreja Matriz. A vida foi seguindo e a leitura, de todos os gêneros, sempre foi minha fiel companheira. O mundo é o resultado das idéias dos grandes autores que mais influenciaram a Humanidade.

No mês de maio de 2005, conversando com algumas amigas, pusemos em prática o projeto “Ciranda do Livro”,já escrito há algum tempo. O objetivo seria juntar um grupo que tivesse em comum o gosto pela leitura. Ficou decidido: as reuniões seriam no Beppo’s, às 19h30, todas as últimas quartas-feiras de cada mês, ininterruptamente.

Adquirimos um livro ata onde seriam cadastradas as participantes e registrados, a cada mês, as obras emprestadas para o rodízio no mês seguinte, formando uma ciranda de livros, conforme o interesse e o gosto de cada uma. O grupo seria livre,  sem normas, sem regras, sem exigências. Algo que unisse o prazer da amizade à cultura, ao gosto pela leitura.

Nas reuniões cada participante expõe e comenta sobre o livro que leu, a opinião do autor e muitas vezes se discute por meses as idéias de escritores sobre determinados assuntos.

Atualmente, 54 pessoas compõem a Ciranda. E, no dia 26 de maio, comemoramos o quinto aniversário do grupo,com o delicioso jantar feito pela Lúcia, com direito a bolo, velinhas e, porque não, os parabéns.

Fortalecemos nossos laços de amizade, nos enriquecemos culturalmente com as leituras e questionamentos das idéias dos diferentes autores, num ambiente alegre e festivo, num clima afetivo  e de muita alegria.”

Segundo Valentina, o grupo é aberto a quem  quiser participar. Não há limite de idade para adentrar na Ciranda e, também, não é preciso ter grandes quantidades de livros para colocar em empréstimo. Basta gostar de ler e ter interesse em se relacionar com outras pessoas que apreciam a cultura literária.

Os grupos se reúnem na última quarta-feira  de cada mês, às 19h30, no Beppo´s. Para obter mais informações sobre a Ciranda do Livro, basta entrar em contato com a Lúcia, no Beppo´s, ou com a Valentina no Núcleo Regional de Educação, que fica na Rua Barão do  Rio Branco, 1453, junto ao Colégio São José. O telefone do Núcleo é 41-3622-2179.

Please follow and like us: