Espetáculo Nós Somos a Lapa encanta no Theatro São João

As duas últimas apresentações do espetáculo “Nós Somos a Lapa” foram somente para militares, que aplaudiram entusiasticamente os artistas lapeanos. Esta peça, que conta o episódio do Cerco da Lapa através de uma visão feminina, começou no ano de 2009 por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do 15 GAC AP da Lapa, para as comemorações cívico-cultural-militares alusivas ao Cerco.

Em 2010, além do dia do Cerco, a peça já foi apresentada no dia das mães. E as duas últimas apresentações foram para os alunos da ECEMI, do Rio de Janeiro, e para os alunos da Escola de Sargentos, de Três Corações – Minas Gerais, em visita à cidade.

“Nós Somos a Lapa” conta o episódio do Cerco a partir da visão feminina de Rita Westphalen que, como as outras mulheres, se recusaram a sair da cidade e esconderam-se nos porões das casas, cuidando dos feridos, crianças e idosos e enfrentando os horrores  da guerra corajosamente. O texto foi retirado na íntegra do livro de Betty Burda “Sou Josefa, Sou Joana, Sou Rita”, que apesar de estar com a  saúde bastante comprometida, também participa como atriz na peça.

A direção é de Nádia Burda e reúne atores do Grupo Animathéa, Grupo Boi da Lapa, Grupo AMALA de Cinema, pessoas da  comunidade, como por exemplo o senhor Abdalla Dardaque, soldados do 15GAC AP, e o General Carneiro é representado pelo Sargento Lino.

Please follow and like us: