Dicas! Cuidados com a pele durante a gravidez

Com tantas mudanças que ocorrem no corpo da mulher com a gravidez, a pele também sente os efeitos. Umas ficam mais oleosas, outras ressecadas, podem surgir manchas, acne e até alergias a produtos que eram usados normalmente antes da gestação. Por isso, as futuras mamães precisam redobrar os cuidados com a pele durante a gravidez.

Com o aumento de peso, a elasticidade da pele chega ao seu limite e aí surgem as estrias. A melhor maneira de evitá-las é hidratando intensamente a pele. Use cremes com óleo de amêndoas, semente de uva, abacate ou macadâmia na composição, eles ajudam a manter a elasticidade da pele. O creme hidratante deve ser usado na barriga, glúteos, coxas e seios, que são as áreas do corpo onde costumam aparecer estrias na gravidez.

Mesmo sendo natural ganhar peso na gravidez, é preciso ficar de olho na balança para não engordar demais. Coma alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas. A vitamina A, E, as frutas, legumes e verduras também estão na lista de alimentos recomendados. Evite as frituras, o excesso de sal e de doces.

O aparecimento de manchas escuras está entre os principais problemas de pele que podem ocorrer durante os nove meses. Elas são provocadas por alterações hormonais e mudanças na pigmentação da pele, que passa a produzir maior quantidade de melanina. As manchas podem aparecer em qualquer lugar do rosto ou do pescoço e em mulheres de pele morena ou negra podem ser mais claras que o tom natural da pele.

A exposição ao sol deixa as manchas mais escuras, portanto a principal dica para evitar as manchas de pele na gravidez é aplicar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados e durante o inverno. Se as manchas estiverem muito evidentes, dá para tentar disfarçá-las usando maquiagem. Geralmente as manchas começam a desaparecer cerca de três meses depois do parto.

As alterações hormonais durante a gestação também podem deixar a pele mais oleosa, com cravos e espinhas. Com o fim da gravidez, essa oleosidade tende a diminuir. Mas até lá, o melhor é usar sabonetes e produtos específicos para pele oleosa, em especial aqueles em forma de gel.

Algumas grávidas ficam com a pele seca. Neste caso, a recomendação é dar preferência para o banho com água morna para fria, sem usar muito sabonete e usar cremes que reforcem a hidratação da pele.

Please follow and like us: