Anjo Azul realiza reunião com área de Saúde e Educação tendo como foco melhorias para os autistas la

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

        

 

Na segunda-feira, dia 11 de junho, a Associação Lapeana de Apoio ao Autista – Anjo Azul realizou uma reunião na Câmara dos Vereadores da Lapa para apresentar propostas e sugestões na área da saúde municipal em relação ao atendimento de autistas. Participaram do encontro a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Bem Estar Social e Ecologia da Câmara e representantes das Secretarias de Saúde e de Educação da Lapa.

A proposta da Associação é, a curto prazo, a criaçao de uma capanha sobre o Autismo, divulgando em localidades do interior do município, com informações voltadas aos pais. A forma de divulgação seria através de meios de comunicação como rádio, jornal, folders em lojas e rodoviária, nas escolas, postos de saude, entre outros. O objetivo seria o esclarecimento sobre o autismo, seu diagnóstico e formas de tratamento.

Outra importante reivindicação da Associação é que a Comissão de Saúde da Câmara apresente  Anteprojeto de Lei referente a divulgação dos espectros Autistas no município da Lapa. Esta lei definirá a capacitação para professores, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais envolvidos no atendimento na Lapa. Sendo que, principalmente os médicos, devem ser capacitados para concessão do diagnóstico precoce. A presidente da Associação, Eva Ediane Joslin, explicou que o Centro Conviver desenvolve projeto especifico para capacitação, conforme necessidade de cada município. “Somente profissionais capacitados corretamente ajudarão no melhor desenvolvimento”, afirma ela.

Outra proposta apresentada na reunião foi a criação de um banco de dados, como um cadastro municipal, com dados dos familiares e dos portadores dos transtornos. O cadastro deve se estender as escolas estaduais do município, sendo de responsabilidade das Secretarias de Educação e Saúde. O objetivo é que, a partir desse cadastro, a Associação inicie seus encontros e palestras.

Quanto ao atendimento dos autistas, outra conquista da reunião foi a discussão da criação de um protocolo de acolhimento do Autista no município. Isto minimizar o tempo de espera nos atendimentos, tendo em vista a dificuldade do portador do autismo de permanecer em um ambiente desconhecido e com aglomerado de pessoas.

 

REVISTA DO AUTISMO

A presidente da Associação sugeriu ao município que passe a assinar a Revista do Autismo, que é gratuita, dependendo apenas do pagamento de despesas com Correio. Assim, todas as escolas municipais e unidades de saúde poderão ter acesso às informações e saber mais detalhes sobre o autismo. Para conhecer, basta acessar o site www.revistadoautismo.com.br.

 

UTILIZAÇÃO DO CAEE

Como atualmente o município da Lapa conta com o CAEE, onde há espaço físico e profissionais suficientes para oferecer atendimento ao Autista, em forma de contra turno, foi apresentada proposta de neste local fazer atendimento a autistas com idade de zero a 60 anos. Assim, a Secretaria de Educação se comprometeu em analisar a questão e discutirá o assunto em outra oportunidade. Mas, a conquista é que, a princípio, poderão ser usadas as Salas Multifuncionais para atendimento mais imediato.

 

ANJO AZUL

Para saber mais sobre a Associação Anjo Azul, basta entrar em contato pelo e-mail autismoanjoazul@hotmail.com. A entidade tem sua sede na Rodovia do Xisto, localidade do Passa Dois, na Lapa (PR).

Please follow and like us: