Plano Audiovisual irá trazer mostra para a Lapa

Parceria com cineasta irá realizar, nos dias 21 e 22 de setembro, Mostra “Um olhar profissional sobre a Lapa”.

A histórica cidade da Lapa vem chamando a atenção de cineaStas e realizadores de audiovisuais há algum tempo. Longas como “Quanto vale ou é por quilo”, “O Preço da Paz” e “Canfundó”, foram alguns que utilizaram o bem conservado casario do centro histórico (tombado a nível estadual e nacional) como cenário para cenas importantes. Medias metragem, como “Paisagem de meninos”, premiado com vários “Quiquitos” em Gramado, foram gravados integralmente na legendária cidade que teve grande importância econômica, política e social nos séculos XVIII e XIX, sendo palco de uma das batalhas mais sangrentas da história nacional na revolução federalista de 1893/94.

Há seis anos a cidade conta com uma Film Commission que tem movimentado a produção local e regional, principalmente com curtas e seriados para a televisão. A Lapa agora quer ir muito mais longe e as imagens captadas na cidade já estão correndo o mundo. Nesse ano um comercial produzido no local para a marca Adidas participou do festival de publicidade de Cannes. Agora, com a ajuda de profissionais das diversas áreas do audiovisual, a cidade vai ganhar um Plano Municipal de Desenvolvimento Audiovisual que inclui a criação da Secretaria do Audio Visual, Fundo Municipal do Audio Visual, Museu da Imagem e Som, incorporação definitiva (administrativa e operacional) do Cineteatro Imperial, programas de incentivo a produções locais, regionais e nacionais e criação de núcleos de produção nas escolas e bairros do município.

O conjunto ferroviário, hoje desativado, já possui projeto e outros serão licitados para instalações em estúdios e escritórios para as produções. A cidade também possui Festival de Cinema de filmes de época, que tem potencial para crescer e tornar-se um referencial para exibidores, críticos e publico em geral. A proximidade com Curitiba e outras cidades importantes do sul colocam a Lapa em um ponto estratégico e de fácil acesso. Sendo assim, a Lapa quer investir através de projetos, estrutura e recursos humanos para se consolidar como um importante pólo do cinema brasileiro.

 

ATRAÇÃO

São inúmeros os profissionais de renome estadual e nacional que estão apoiando o Plano Municipal de Desenvolvimento do Audiovisual e já há no curtíssimo prazo uma ação concreta, captada pela sua divulgação na imprensa especializada. O cineasta Fernando Augusto Pereira Jorge selou a parceria com a Lapa Film Commission para a realização, nos dias 21 e 22 de setembro da Mostra “Um olhar profissional sobre a Lapa”, que também já está sendo chamada de “Mostra da Primavera” e que tem o aval da Lei Federal de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Serão feitas exibições no Theatro São João, com conversas sobre cinema, oficinas e a realização de um curta-metragem com os participantes, como laboratório para formação de equipe local do projeto de Turismo Cinematográfico.

 

FESTIVAL DE GRAMADO

Márcio Assad, responsável pelo Lapa Film Commissionm estará no 40º Festival de Cinema de Gramado, onde já tem agendado diversos contatos com profissionais da área para apresentação do plano e apoios que irá trazer à Lapa, entre outras vantagens o “Turismo Cinematográfico” que, no formato proposto, é inédito no Brasil.

Please follow and like us: