Museu Casa da Memória completa 20 anos

A Casa dos Cavalinhos é um dos mais importantes pontos turísticos da Lapa e abriga documentos, fotos e objetos históricos do município.

No dia 29 de agosto completa 20 anos que a histórica Casa dos Cavalinhos passou a abrigar a Casa da Memória, na Lapa.

Hoje o museu recebe mais de 700 visitas por mês e conta com documentos históricos da cidade, como a Carta Seismaria de 1768, que é considerada a certidão de nascimento do município.

O prédio, construído em 1888, guarda boa parte da história da Lapa e tem também como atrativo objetos raros, como uma antiga máquina de calcular do século XIX e o acervo de livros da Associação Literária Lapeana. Nos últimos anos a Casa foi por muitas vezes cenário para filmes rodados na Lapa. 

VANDALISMO

Infelizmente, por conta da falta de senso e educação de poucos, Casa de tanta relevância histórica e que abriga documentos importantes do município vem sendo alvo de vândalos.

Este não é o único prédio histórico que foi alvo de pichações. Por conta delas, o poder público precisará investir em nova pintura, que talvez não fosse necessária neste momento. Prejuízo para o bolso do contribuinte. Prejuízo para a imagem da cidade perante os turistas. 

O SONHO MILIONÁRIO

A casa foi erguida depois que o primeiro dono, David Oliveira Santos, sonhou com dez cavalos com asas em um céu azul. No dia seguinte David seguiu para Curitiba e comprou um bilhete da Loteria Imperial. O lapeano apostou no número dez, em referência ao sonho que teve na noite anterior. Para a sua surpresa David Oliveira foi o sorteado e ganhou o maior prêmio da loteria da época. Em homenagem ao seu sonho David mandou construir uma casa com dez cavalos alados esculpidos com argamassa na parte frontal da casa. E, por conta disso, a casa ficou conhecida como Casa dos Cavalinhos.

Please follow and like us: