Colônia Férias no Museu inicia dia 22

O Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a Metamorphose História e Arqueologia, com o apoio da Superintendência do IPHAN no Paraná, promovem a “Colônia de Férias no Museu”, para crianças de 5 a 10 anos, na Casa Lacerda, nos dias 22 a 25 de janeiro e 29 de janeiro a 1º de fevereiro, das 14h às 16h. Esta não é a primeira iniciativa do Instituto e da Metamorphose para ofertar a Colônia às crianças da região. Em outros períodos de férias escolares, as oficinas foram ofertadas e mostraram-se um sucesso. Tanto pela procura, como pelo entusiasmo na participação das crianças.

Nas férias de verão de 2013, estão sendo ofertadas 15 vagas por data, sendo que em cada dia será abordado um tema diferente.

Confira a agenda por data:

– 22 de Janeiro: Sabores tropeiros.

– 23 de Janeiro: Dia do artesanato.

– 24 de Janeiro: Brincando de arqueólogo.

– 25 de Janeiro: Cozinha da vovó.

– 29 de Janeiro: Um dia na corte: Congada da Lapa.

– 30 de Janeiro: Dia do Saci.

– 31 de Janeiro: Fazendo tintas.

– 1º de Fevereiro: Plantando no Jardim Histórico.

Em cada oficina, as crianças terão a oportunidade de resgatar um pouco da história do município e do Brasil, além de conhecer técnicas relacionadas às artes.

HISTÓRIA PARA QUÊ?

Mas, você sabe a importância de atividades de resgate histórico para o público infantil?

A história  é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Por isso, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. Está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.

Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.

 INSCRIÇÕES

Gostou? Então não deixe de levar as crianças para a Colônia Férias no Museu! As inscrições podem ser feitas através do telefone 9999-3101 ou pelo e-mail metamorphoseha@hotmail.com. O pagamento pode ser feito no dia da oficina.

Não perca! As vagas são limitadas

Please follow and like us: