Poucas e Boas 1735

Governo lança dia 18 edital do concurso para contratação de 13.771 professores

O Governo do Estado vai lançar no próximo dia 18 de fevereiro o edital do concurso público para a contratação de mais 13.771 professores e pedagogos para a rede de educação básica. Somadas às 17.261 contratações dos últimos dois anos, o Paraná promove o ingresso de mais de 30 mil profissionais do magistério na rede de educação em dois anos.

“É uma das maiores contratações da história do Estado”, afirma o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. “Isso equivale a duas vezes o número de funcionários da rede municipal de educação de Curitiba. Ou seja, só entre professores e pedagogos, em três anos teremos duas Curitiba ingressando na rede estadual de educação. Será um grande salto para a qualidade da educação do Paraná”, diz Arns.

As novas vagas atenderão escolas da rede estadual nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os cargos serão de nível superior, para 20 horas semanais de trabalho.

Desde janeiro de 2011, o Governo do Paraná já contratou 17.261 professores, educadores e agentes educacionais. Atualmente, a rede conta com cerca de 100 mil educadores.

Atenção jovens da classe de 1995: iniciou o Alistamento Militar 2013

O processo de alistamento para o Serviço Militar Obrigatório começou no último dia 2 em todo o Brasil.

Os jovens que completam 18 anos em 2013 devem comparecer, até o dia 27 de junho, à Junta de Serviço Militar do seu município, levando a certidão de nascimento e duas fotos 3×4 recentes.

O ingresso no Serviço Militar depende, exclusivamente, das aptidões pessoais do jovem. A convocação, exames e seleção são feitas em quatro fases estabelecidas pelas Forças Armadas.

A primeira fase é a do alistamento, quando os jovens se apresentam na Junta do Serviço Militar do município onde residem.

Em seguida vem a fase de seleção, realizada entre julho e outubro, e que prevê a convocação de jovens para realizar exames físico, cultural, psicológico e moral.

Os que apresentarem alguma inconveniência para o serviço militar, nessa fase, recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Na terceira fase, realizada sempre no ano seguinte ao do alistamento, é feita a distribuição de jovens nas Organizações Militares, quando eles deverão se apresentar para os trabalhos finais da convocação.

Na quarta e última fase de seleção, que ocorre em meados de fevereiro, os alistados apresentados nas Organizações Militares são submetidos a novo exame de seleção (físico, cultural, psicológico e moral), com a finalidade de detectar possíveis problemas surgidos no intervalo de tempo.

Ao final, são selecionados apenas os candidatos que possuem perfil adequado para exercer os cargos e funções nos quartéis.

Na Lapa, mais informações podem ser obtidas na Junta de Alistamento Militar, situada à Rua 15 de Novembro, 125, ou pelo telefone 3911-1014.

Municípios e estados devem informar sobre a saúde dos beneficiários do Bolsa Família até 28 de junho

Equipes de saúde de todos os estados e municípios brasileiros já podem começar a registrar as informações de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família, referentes ao primeiro semestre de 2013. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) liberou o acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, que ficará aberto até o dia 28 de junho para registro do acompanhamento de saúde.

Durante esse período, os responsáveis pela área de saúde dos municípios devem registrar as informações sobre a vacinação das crianças menores de 7 anos e sobre o acompanhamento médico de mulheres gestantes e nutrizes entre 14 e 44 anos. Além disso, entram no sistema também dados nutricionais desses dois segmentos populacionais.

“Há todo um trabalho de orientação, capacitação e monitoramento, que é feito pela assistência social para auxiliar as equipes de saúde e que será intensificado agora, por causa da mudança de gestão em muitos municípios”, diz o diretor do Departamento de Condicionalidades do MDS, Daniel Ximenes. “Orientações para tirar dúvidas sobre as contrapartidas e o programa, capacitações sobre como acessar e inserir informações no sistema e monitoramento para assegurar que a cobertura do acompanhamento seja a maior possível”, completa.

A vacinação das crianças menores de 7 anos e o comparecimento a consultas médicas por gestantes e nutrizes são as contrapartidas que devem ser cumpridas pelos beneficiários do Bolsa Família na área de saúde. O registro dessas informações é feito semestralmente pelas equipes de saúde municipais, em parceria com a área de assistência social.

As famílias que descumprem as contrapartidas do programa podem ter o benefício bloqueado, suspenso e até cancelado. No entanto, esclarece Daniel Ximenes, o objetivo maior do acompanhamento e do registro de informações no sistema não é punir os que descumprem, mas servir como indicador ao poder público para melhorar o acesso a serviços para essas famílias.

Credenciamento de Organização Civil de Saúde e Profissional de Saúde Autônomo

O 15º GAC AP está realizando credenciamento de Organização Civil de Saúde (clínicas e laboratórios) e Profissionais de Saúde Autônomos junto ao Fundo de Saúde do Exército (FUSEX).

O credenciamento será realizado até o dia 17 de setembro de 2013 e tem por objetivo a prestação de serviços de saúde, serviços odontológicos, assistência médica, de diagnóstico, laboratoriais e reabilitação, em caráter complementar, de natureza contínua, aos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército – FUSEx.

Os interessados deverão entrar em contato com o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, por meio do telefone 3622-1818, ramal 36, na Seção de Saúde, para a retirada do edital de credenciamento.

Please follow and like us: