Bica D’ Água Do Chafaríz

Crônica

Abdalla João Dardaque

Contava o pessoal antigo, há mais de 60 anos atrás, que suas mães contavam que viram o Imperador Dom Pedro II, quando esteve na Lapa e onde inclusive assistiu uma peça Teatral no Theatro São João .

A notícia da passagem de Dom Pedro II pela Lapa, foi muito esperada e festejada, além de que a visita, concretizava por encantadas  cerimônias de boas vindas e cordialidade a um Imperador nas terras da Lapa

Sabia-se que sua comitiva se compunha de várias carruagens e cavaleiros, e era preciso recebê-los com distinta cordialidade, isto porque a figura de Dom Pedro II, despertava esta consideração e respeito do povo Brasileiro. Corria-se entre a lenda, de que o imperador não podia sentir sede nas terras da Lapa, motivo inclusive de longas viagens sob as inclemências do tempo.

Aí, entra em ação, a Bica D´Água da Lapa ao lado da Rua do cotovelo, onde as “pretas velhas “ e as donzelas, subindo a íngreme rampa da rua, se escorregavam em dias de chuva derrubando os potes da cabeça e quebrando o pote d´água.

Pois bem, quando o imperador Dom Pedro II se achegou ao Theatro São João, dezenas de mulheres vieram com potes e jarros de barro oferecer água a ele e a seus acompanhantes.

Conta-se que uma preta velha, gorda, muito sorridente, ofereceu uma caneca d’ água ao imperador, que aceitou a cortesia, bebeu água da caneca de barro, e num lindo gesto de agradecimento, deu um pequeno e elegante abaixamento de cabeça, que foi muito aplaudido pelos presentes.

A caneca d´água e a cortesia do imperador Dom Pedro, foi um ato de encanto comentado na cidade por longo tempo.

Felizes aqueles que se gesto se fez a história, e ao se lembrar, se dá saudade e encanto de ter acontecido.

Bem vindo Imperador Dom Pedro II, a nossa cidade em 1880.

Majestade Dom Pedro II, Vossa Pessoa foi honrada pelo povo de vosso Reino, e sua visita a Lapa, foi motivo de encanto e registro em nossa história.

Dom Pedro, a biquinha tem água até hoje, quer mais um golinho?

ABDALLA JOÃO DARDAQUE

Cidadão Honorário da Lapa

 

 

Please follow and like us: