Criada a Associação Gastronômica da Lapa

Representando a primeira união dos empresários lapeanos do setor de alimentação, foi criada, neste mês, a Associação Gastronômica Sabores da Lapa. A entidade, composta por restaurantes, padarias e cafés, retrata a união de empresários em torno de dois objetivos primordiais: valorizar a gastronomia lapeana e tornar a cidade uma referência no turismo gastronômico.

Para atingir estes objetivos, a entidade já desenvolveu plano de ação contemplando estratégias voltadas à busca pela excelência, à formação de mão de obra qualificada e, principalmente, à realização de ações de marketing em prol da cidade.

Nessa linha, a Sabores da Lapa pretende realizar ainda este ano uma oficina gastronômica ministrada por grandes chefs de cozinha do cenário estadual e promover o 1º Festival de Gastronomia da Lapa, ambos os eventos abertos a todo o empresariado do setor.

 

EM OUTROS ESTADOS

Ações como esta já foram realizadas em diversas cidades turísticas do Brasil, a exemplo de Tiradentes (MG), onde o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou crescimento de 300% no setor de serviços desde a organização dos estabelecimentos do ramo da gastronomia.

Atualmente diversos Estados brasileiros já consolidaram suas cidades gastronômicas, como Gramado, no Rio Grande do Sul, e Campos do Jordão, em São Paulo. O entendimento dos membros da Associação é o de que no Paraná este espaço permanece vago e tem que ser ocupado pela Lapa. 

 

MUNDO GASTRONÔMICO

Nos dias 13 a 16 de agosto, a culinária lapeana marcou presença no maior evento de gastronomia do Paraná, a Feira Mundo Gastronômico, realizada na Expo Renault Barigui, em Curitiba.

No dia 13 de agosto, a Associação Sabores da Lapa participou do coquetel Cozinha Show, realizado em parceria pelo projeto Gastronomia Paraná da Paraná Turismo e pela Gazeta do Povo.

Dentre os cinco restaurantes paranaenses escolhidos para participar do jantar de degustação realizado no estande da Bom Gourmet, estavam os lapeanos Expedito e Lipski, que serviram aos convidados o tradicional virado de feijão tropeiro com quirera lapeana.

No dia seguinte, a chef Kika Marder, do restaurante curitibano Sel et Sucre, fez releitura do prato escolhido pelos chefs Rodrigo Lipski e Reinhard Pfeiffer para representar a cidade.

Além destes pratos, a gastronomia da Lapa ainda foi representada pela coxinha de farofa, das padarias Zeni e Casa do Pastel, e pelos biscoitos da Dona Maninha (Biscoiteria) que, como sempre, fizeram muito sucesso, ajudando a divulgar a cidade.

O chef Reinhard Pfeiffer, que comanda o Restaurante Expedito, comentou a relevância da participação no evento. “Foi muito interessante mostrar um pouco dos sabores da Lapa para um público tão importante. O Mundo Gastronômico se transformou em uma grande celebração da gastronomia paranaense e eu, como chef de cozinha, estou muito feliz por estar envolvido no projeto”, comemora Reinhard.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo chef Rodrigo Lipski que agradeceu “à Paraná Turismo e à Gazeta do Povo” pela oportunidade de divulgar a gastronomia lapeana.

 

APRENDIZ DE TROPEIRO

O Hotel Tropeiro também esteve presente na Feira Mundo Gastronômico, através do projeto Rota dos Tropeiros, desenvolvido pelo Sebrae.

Na oportunidade, o Chef Marcio Assad serviu a quirerinha lapeana, que faz parte do programa “Aprendiz de Tropeiro”, atividade oferecida pelo Hotel com o objetivo de valorizar e resgatar esse rico capítulo da história do Estado do Paraná

 

 

 

 

 

Please follow and like us: