Contenda se prepara para sediar o 25º Encontro Estadual da Cebola

Pela segunda vez Contenda será sede do Encontro Estadual da Cebola, evento que tem como objetivo repassar conhecimento e tecnologia a produtores, para que alcancem lucratividade e qualidade na produção. No ano 2000, o município sediou a 10ª edição do encontro. Agora, em 26 de março de 2015, sediará o 25º encontro.

Cerca de 600 agricultores, jovens e mulheres de 26 municípios do Centro-Sul paranaense que se destacam no cultivo desta olerícola são esperados para o evento.

PRODUÇÃO PARANAENSE

O Paraná é o quinto estado que mais produz cebola no País, com uma participação de 10% da produção nacional e contribuiu na safra 2013/14 com um volume de 136 mil toneladas do produto. São 6.800 produtores que cultivam a cebola e conseguem uma renda bruta anual de R$ 88,7 milhões, segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Com cerca de 5,6 mil famílias de agricultores se dedicando à cultura da cebola, os produtores paranaenses vêm aumentando ano a ano a produtividade, resultado do apoio da Secretaria e Emater, em parceria com as prefeituras. Desde o primeiro encontro, há 24 anos, a produtividade do cultivo da cebola no Estado era 4 mil quilos por hectare, e na safra atual (2013/14) alcançou 23.249 quilos por hectare, considerado o melhor resultado dos últimos anos.

Apesar do avanço, a meta é dobrar essa produtividade a exemplo do estado de Santa Catarina, maior produtor de cebola do País, onde a produtividade está em torno de 40 mil quilos por hectare.

É importante destacar, ainda, que o cultivo da cebola é realizado, principalmente, por mulheres e filhos de agricultores, com área média plantada de 1,3 hectares.

CONTENDA 

Segundo o gerente da Emater local, Hamilton Borges de Oliveira, Contenda é um dos maiores produtores do centro sul do Estado. Os dados informados por Hamilton mostram que, em 2012, a área cultivada foi de 700 hectares, com colheita média de 30 mil quilos por hectare. Para atingir esses números, naquele ano, aproximadamente 120 produtores cultivaram o tubérculo no município.

Para se ter ideia da produção local, basta compará-la à do Estado, no mesmo ano. Em 2012, a média de produtividade do Paraná foi de 19,2 mil quilos por hectare.

25º ENCONTRO

Os organizadores do encontro em Contenda estão realizando os preparativos para o evento. Recentemente, foi realizada reunião entre a Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Produtores Rurais para formar a comissão organizadora e definir a agenda do encontro.

Please follow and like us: