Programa Aprendiz de Tropeiro revive Caminho das Tropas

 

Cavalgadas que revivem o trecho do antigo Caminho das Tropas unem gerações de lapeanos e paranaenses que celebram o ciclo econômico mais importante do Brasil Meridional: o Tropeirismo.

A primeira edição de 2015 não foi diferente. Nos dias 17 e 18 de janeiro, o programa Aprendiz de Tropeiro, do Hotel Tropeiro da Lapa, em conjunto com o Museu do Tropeiro São Roque, promoveu uma cavalgada especial revivendo o trecho lapeano do Caminho das Tropas, um dos marcos do tropeirismo no Brasil. A atividade teve início no Museu do Tropeiro São Roque, na comunidade do Feixo, interior do município da Lapa. Na sequência, o grupo passou por diversos pontos importantes do caminho que era trilhado pelos tropeiros e teve a oportunidade de aprender um pouco sobre uma das culturas mais encantadoras da história do país.

O evento reuniu senhores de 60, 70 e até 80 anos, membros da União dos Tropeiros da Lapa (UTL), com crianças, como Nayara Yasmin, de 9 anos,  que encantou a todos com sua desenvoltura em relação a história desses pioneiros que propiciaram a criação de cidades ao longo do Caminho que cortou o sul brasileiro no século XVIII.

A pequena Nayara representa a geração incentivada pelo programa Aprendiz de Tropeiro que, de forma lúdica em aulas a céu aberto, conta com exatidão a saga desses heróis que influenciaram no desenvolvimento sócio econômico e cultural do sul, que incluía São Paulo, e que também foram decisivos para o ciclo do ouro das Minas Gerais e cultura do café no Rio de Janeiro. Eram as mulas que percorriam os caminhos do extremo sul a Sorocaba (SP) e que faziam todo o transporte das mercadorias, desde a sua produção até a comercialização. Perguntada onde Nayara aprendeu todas as informações que sabe a respeito do tema, afirmou: “Sou uma Aprendiz de Tropeiro”.

Informações sobre o programa Aprendiz de Tropeiro e as cavalgadas para iniciantes, iniciados e cavaleiros com prática avançada podem ser obtidas pelo telefone 41-9986-1011, e-mail turismonalapa@gmail.com ou pela página oficial no Facebook.

Please follow and like us: