Filme de diretor lapeano participa de importante festival internacional

O curta-metragem “Tereza”, do diretor lapeano Mauricio Baggio, está fazendo sucesso nos festivais de cinema pelo mundo. No mês de maio, em sua estreia em festivais, já recebeu os prêmios de melhor filme e melhor ator do Festival de Cinema de Pinhais. No mesmo mês, foi exibido no Festival Cine a la Calle, na Colômbia. Na próxima semana, estará em três festivais simultaneamente: o Vercine, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; Festival de Cinema de Jericoacoara, no Ceará, e o mais importante destes, o Festival Internacional de Cinema de Huesca, na Espanha.

Este último refere-se a um tradicional festival, que está em sua 43ª edição, e um dos festivais qualificadores para o Oscar 2016, na categoria de curta-metragens. Mauricio, que estará presente no evento, diz que pretende aproveitar a oportunidade para fazer novos contatos para divulgação e distribuição do filme no mercado internacional. Como o próprio diretor salienta: “curta-metragens têm pouco espaço de exibição, principalmente no Brasil, mas há muitos canais de TV internacionais que possuem em suas grades de programação espaço destinado a filmes de curta duração”.

 

TEREZA

O curta-metragem “Tereza”, que retrata a aventura de um presidiário que tenta mudar sua vida, foi gravado em diversas locações, como o Presídio do Ahu, em Curitiba, e o complexo penal de Piraquara. Contou com aproximadamente 130 pessoas envolvidas na produção.

“Algumas cenas requeriam produções muito complexas, pois tivemos de reconstruir grades no presídio, que está desativado, e contar com a sorte nas gravações do complexo penal, que estava em um momento de rebeliões constantes. Outra preocupação que tínhamos era com relação aos policiais e suas viaturas. A Polícia Militar nos autorizou a gravar com os homens do BOPE, mas ressaltavam que a qualquer chamado poderíamos ter que interromper as gravações ou até mesmo acompanhá-los para um atendimento, caso alguém da equipe estivesse dentro das viaturas durante uma ocorrência. Todas essas dificuldades foram ultrapassadas e tornaram as ações mais reais”, comenta Mauricio.

“Tereza” foi produzido por intermédio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, e teve apoio financeiro do Banco do Brasil.

 

PARA DEGUSTAR

Para saber mais sobre o filme, basta acessar a página do filme no Facebook, em www.facebook.com/terezaofilme. Lá, é possível visualizar algumas fotos e assistir ao trailer do filme.

Quanto à exibição do filme, o diretor Maurício Baggio contou à Tribuna que está programando para em breve, em Curitiba. “Mas ainda não poso precisar uma data. A ideia é fazer uma exibição com mais alguns curtas, fazendo assim uma sessão mais longa, pois muitas pessoas não se deslocariam para uma sala de cinema para ver somente um filme de 12 minutos que é o caso de Tereza”, explica. Além disso, como o filme foi produzido com equipamentos de alta tecnologia cinematográfica, a produção se esforça para que as exibições sejam realizadas de forma a aproveitar toda essa qualidade, tanto da imagem quanto do som. A trilha sonora, por exemplo, foi composta pelo maestro Jaime Zenamon, que é um artista reconhecido mundialmente, e a imagem foi gravada e finalizada em 4K, permitindo o máximo de resolução possível hoje nas salas de cinema.

“Na Lapa o meu sonho é fazer uma exibição no Cine Teatro, que era um dos espaços mais bem aparelhados do interior do estado. Mas, infelizmente com fechamento do espaço e com todas as dificuldades financeiras a que o poder público passa no momento, em todas as esferas, não acredito que seja possível realizar esse sonho a curto prazo”, diz Baggio, explicando que para se produzir um filme é preciso muita dedicação, desde a concepção do roteiro até a distribuição. “Foram anos para que eu conseguisse ver aquilo que estava na minha cabeça se transformar em imagens na tela de um cinema. Então, não será a falta de um espaço preparado que me impedirá de mostrar o filme aos lapeanos, pois se preciso prepararemos um com os equipamentos necessários”, finaliza.

 

SERVIÇO

Curta metragem “Tereza”

Data de Lançamento: 2015 – Gênero: Drama.

Resumo da trama: Chico resolve aventurar-se para mudar sua vida independentemente dos riscos a que tenha que correr. Para que possa alcançar este objetivo ele precisará contar não só com sua coragem, mas principalmente com a Tereza.

Estrelando: Luiz Carlos Pazello.

Direção: Mauricio Baggio; Escrito por: Mauricio Baggio; Roteiro: Mauricio Baggio e João Marcelo Gomes.

website: www.facebook.com/terezaofilme

Trailer www.youtube.com/watch?v=xNzrGnDs_ss

 

Please follow and like us: