Doce de gila e os bons tempos da cozinha da vovó

Que tal voltarmos um pouco no tempo fazendo um saboroso doce de gila?

 

Nos dias atuais, diante de uma vida atribulada, as pessoas pensam cada vez mais em comida, embora dediquem menos tempo ao preparo de suas refeições.

O espaço da cozinha permite que reforcemos vínculos comunitários e familiares. Também, torna nosso sistema alimentar mais saudável e sustentável.

Pensando nisso e visando resgatar a magia da cozinha, a lembrança de ver a vovó e a mamãe fazendo proezas que costumam resultar em iguarias saborosas, nos propomos a trazer aos leitores da Tribuna Regional alguns pratos saborosos que deram, dão e darão água na boca só de pensar neles. Um desses pratos saborosos é o doce de gila.

No dia 27 de agosto a Emater da Lapa estará oferecendo orientações a respeito, sobre como fazer o doce de gila, sob as orientações da Sissa, do Restaurante Espaço Único. Na oportunidade também será falado a respeito das boas práticas de manipulação de alimentos, oportunidades de negócios voltados ao turismo em propriedades rurais e produtos turísticos com base na gastronomia.

Os interessados em participar devem se inscrever no Instituto EMATER – Unidade Municipal de Lapa, localizado na Av. Tancredo Neves, nº 180, ou pelo telefone 3547-8650.

Participe e aprimore seus dotes culinários! Dessa forma estará contribuindo para melhorar a saúde, o bem-estar, o vínculo familiar e tornando o ato de se alimentar mais saudável e sustentável! Afinal, o ato de cozinhar tem um forte apelo emocional e psicológico que nos remete a agradáveis lembranças! Reviva-as, participando!

 

COMO FAZER

A receita do doce de gila foi disponibilizado pela Sissa, que gravou em vídeo como preparar a iguaria. A receita (confira abaixo) e o vídeo podem ser encontrados no endereço eletrônico:

negociosdaterra.com.br/2013/04/27/receita-do-doce-de-gila/Bom apetite!

– Ingredientes: 1 Gila; 1 prato de açúcar; 1 Porção de cravo e canela

– Preparo do Doce: Parta a gila e retire a semente da polpa. Leve para cozinhar na água por 20 minutos ou até que a casca comece ficar amarela. Tire da água e desfie a gila. Coloque na água e deixe os fios por uma noite na geladeira. Depois, escorra os fios na peneira. Para fazer a calda Use um prato de gila e prato de açúcar. Ferva e depois escorra na peneira. Tempere com cravo e canela a gosto. Depois coloque a gila para cozinhar junto da calda. Por fim, mexa bem para não grudar no fundo da panela. No fogão a gás leva de vinte a trinta minutos.

E está pronto o Doce de Gila!

 

SERVIÇO

Pratos saborosos que deram, dão e darão certo!

O que: Doce de Gila – sob orientação da Sissa (Restaurante Espaço Único); as boas práticas de manipulação de alimentos, oportunidades de negócios voltados ao turismo em propriedades rurais e produtos turísticos com base na gastronomia.

Quando: 27 de agosto

Inscrições e informações: Instituto EMATER – Unidade Municipal de Lapa, localizado na Av. Tancredo Neves, nº 180, telefone 3547-8650

 

Please follow and like us: