Projeto conscientiza alunos sobre destino adequado do lixo

Alunos do 4º ano da Escola Lauro Moreira Montenegro recebem material reciclável da comunidade
Alunos do 4º ano da Escola Lauro Moreira Montenegro recebem material reciclável da comunidade
Alunos do 4º ano da Escola Lauro Moreira Montenegro recebem material reciclável da comunidade

Objetivo é fazer estudantes identificarem os destinos dados aos resíduos e compreenderem os problemas ambientais causados por ele.

Para manter o planeta e a cidade limpos e preservados, é necessário tratar dos resíduos gerados pela interferência do homem em meio à natureza. Pensando nisso, as Secretarias Municipais de Agropecuária e Meio Ambiente e de Educação da Lapa vêm realizando o projeto “Meu Lixo”, uma iniciativa para conscientizar alunos do 4º ano das redes municipal e particular de ensino sobre a gestão de resíduos, desde sua geração até o destino final.

O projeto tem o objetivo de identificar os destinos dados aos resíduos, assim como compreender os problemas ambientais causados por ele. Partindo dessa proposta, cada escola desenvolverá um diagnóstico da realidade de cada bairro, elaborando estratégias e sugerindo soluções para os problemas observados.

Os alunos também visitaram o aterro sanitário, a Recilapa e a Mata do Uru. Segundo a professora da Escola Municipal Lauro Moreira Montenegro, Hilariane Ribeiro Baggio Lima, o projeto faz com que os alunos pensem mais sobre o tema, refletindo no comportamento dos alunos.

A professora conta que além das produções de texto, pesquisas, desenhos, peça teatral e poemas, os alunos confeccionaram uma maquete. A peça foi montada apenas com materiais recicláveis e o trabalho final foi exposto na feira de ciências que a escola realizou. Diante dessa iniciativa, os alunos foram incitados a recolher o lixo reciclável em casa e reunir esse material para reutilização artística no ambiente escolar. O restante do material é reunido para despacho na coleta.

Hilariane conta que “os alunos ficaram muito impressionados com esse trabalho, principalmente com o passeio que fizemos na Mata do Uru. Ali eles perceberam como a natureza é grandiosa e como tudo é tão limpo e organizado. Nós precisamos disso para preservar a vida e cada um deve fazer sua parte para contribuir”.

Rosangela Moreira Castilho, da Escola Municipal David Carneiro, que tem trabalhado os temas do projeto em sala, salienta que os alunos também confeccionaram objetos com lixo reciclável. Ela conta que a participação foi muito grande e que agora os alunos irão fazer folders para distribuir na saída da escola e também na rua, transmitindo assim aos alunos das demais séries e também a população em geral a respeito da importância da reciclagem para a preservação.

O final do projeto será o “Dia da Integração”, que será realizado no dia 25 de novembro, no Clube Sete de Setembro. Nessa data, todas as escolas participantes estarão reunidas para apresentar seu relatório e colocar a público as metodologias planejadas para melhorar o sistema de descarte e coleta do lixo, multiplicando assim o compromisso e responsabilidade socioambiental com o planeta.

Please follow and like us: