Veículo de comunicação produzido pela Tribuna Regional foi vencedor em duas categorias de uma das premiações mais reconhecidas no Paraná, durante 24º Congresso da Adjori-PR (Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná).
No final de semana dos dias 20 a 22 de novembro aconteceu o 24º Congresso Adjori-PR, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu 53 veículos do Paraná e de outros estados para discutir os desafios do jornalismo impresso em um mundo cada vez mais conectado.
No sábado, após passeio durante o pôr do sol no barco Kattamaram, no Complexo Turístico da hidrelétrica Itaipu Binacional, foi realizado jantar comemorativo no restaurante do Porto Kattamaram. No local, a diretoria da Adjori-PR realizou a entrega da premiação do Troféu Araucária 2015, uma das mais reconhecidas premiações no Paraná, que visa destacar e incentivar o aperfeiçoamento de publicações locais e regionais.
A Revista Tribuna foi premiada em duas categorias: 3º lugar – Revista Projeto Gráfico; e 1º lugar – Reportagem Livre – Revista. Os materiais que levaram o meio de comunicação à premiação foram o projeto gráfico da edição de setembro de 2015 (de autoria de Aramis José Gorniski e Clesio Thiago Cardoso de Jesus) e a matéria “Vai um Chimarrão?” (de autoria de Emanuelle Gorniski), veiculada na edição de junho de 2015, nas páginas 8 e 9 da Revista Tribuna. A matéria conta a história da empresa Erva Mate Legendária e o seu processo de produção artesanal que, após 70 anos, ainda é preservado.
AGRADECIMENTO
Em decorrência da premiação com o 1º lugar – Reportagem Livre – Revista no Troféu Araucária 2015, a equipe da Revista Tribuna realizou agradecimento formal, com entrega de ofício e visita, à empresa Erva Mate Legendária, por meio de sua proprietária Maria José Silveira. Isso porque foi por conta da confiança e parceria firmada entre a Erva Mate e a Revista Tribuna, em sua primeira edição, que foi possível o meio de comunicação conquistar tal reconhecimento.
A equipe agradece a oportunidade, em junho de 2015, de discorrer sobre a bela história da empresa ervateira, tradicional da Lapa, que completou 70 anos de existência em outubro deste ano. Esta conquista não é somente da Revista, mas também da Erva Mate Legendária.
A Revista Tribuna acredita que é desta forma, valorizando o que a Lapa tem de melhor, que poderá crescer e continuar a informar com qualidade os leitores da região.
TROFÉU ARAUCÁRIA 2015
Ao todo, foram submetidos 164 trabalhos, em três grandes categorias, ao Troféu Araucária 2015: Jornal, Revista e Publicidade, analisadas em modalidades como capa, fotografia, projeto gráfico, website, redes sociais, editorial, cadernos temáticos, charge. Além dos critérios de legibilidade visual, respeito ao direito de imagem e à dignidade humana, entre outros, para anúncios produzidos pelos próprios veículos.
De acordo com o presidente da Adjori-PR, Nilton Pabis, a premiação cumpre com sua função maior que é a de incentivar a produção jornalística e elevar a qualidade dos veículos, sempre reconhecendo o esforço pelo melhor trabalho. “Esta ação tem se mostrado um excelente recurso de inovação e aperfeiçoamento constante, ao incorporar na rotina diária dos jornais e revistas os parâmetros classificatórios da premiação”, destacou Pabis.
Assim como nos anos anteriores, o corpo de jurados do Prêmio ficou a cargo da equipe de colaboradores do curso de Jornalismo da UniBrasil Centro Universitário, que gratuitamente apoiou a iniciativa. Fizeram parte da banca de a coordenadora do curso, Maura Oliveira Martins e os docentes da instituição parceira, os pesquisadores e professores Rodolfo Stancki, Elaine Javorski e Gabriel Bozza.
O cerimonial de abertura da cerimônia de entrega das premiações foi conduzido pelo jornalista Marcio Barros, repórter da Rede Massa, emissora associada ao SBT. Estiveram presentes também o dirigente da Adjori Brasil e de Santa Catarina, o presidente, Miguel Gobbi; os presidentes da Adjori Sergipe, Cláudio Vasconcelos e da Adjori Rio Grande do Sul, Renato Cesar de Carvalho.
O CONGRESSO
Mais de 40 veículos de comunicação do Paraná, e de outros estados, estiveram presentes no 24º Congresso Adjori/PR, além de diversas autoridades e lideranças da entidade de outros estados, incluindo palestrantes e painelistas.
O tema central foi em torno da necessidade dos veículos migrarem suas produções para as diversas plataformas online, de forma a acompanhar a revolução tecnológica atual, que imprimir mais ritmo, conectividade e audiência às suas produções.
A criação da Rede Paraná, com cadernos encartados em todos os veículos que fazem parte da Adjori-PR e a criação de uma agência nacional de notícias, que vem sendo consolidada pela entidade nacional, ampliando a adesão de jornais do interior em todos os estados brasileiros, foi também destaque no evento.