Recadastro Biométrico: não deixe para a última hora!  

Até o final do mutirão, o horário do Cartório Eleitoral será diferenciado e também haverá mais guichês para atendimento da população.
Até o final do mutirão, o horário do Cartório Eleitoral será diferenciado e também haverá mais guichês para atendimento da população.
Até o final do mutirão, o horário do Cartório Eleitoral será diferenciado e também haverá mais guichês para atendimento da população.

Apesar de prazo para realizar a revisão só terminar em fevereiro, é importante que eleitores adiantem o processo, evitando filas e tumultos nos últimos dias.

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) continua a fazer revisão biométrica no Paraná. Na Lapa, o mutirão do recadastramento acontece até o dia 29 de fevereiro. Apesar de ainda haver tempo hábil para a população se dirigir até o Cartório Eleitoral, é importante não deixar para última hora. Pois, sempre existe a possibilidade de enfrentamento de filas e, ainda, de ocorrer algum problema no sistema de envio de dados.

Lembrando que, para o recadastramento, o eleitor pode agendar atendimento pelo endereço eletrônico www.tre-pr.jus.br/eleitor/agenda-biometria/agendamento-de-atendimento-ao-eleitor, o que agiliza o processo e evita filas.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor compareça ao Cartório Eleitoral da Lapa (localizado na Avenida João Joslin do Vale – Cidade Nova) munido de documento público de identidade original com foto (identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira profissional, passaporte modelo antigo ou carteira de motorista), comprovante de domicílio eleitoral no município datado a menos de um ano, que comprove sua residência ou que demonstre seu vínculo profissional ou econômico, patrimonial (pela propriedade) ou seu vínculo comunitário no município, como contas de luz, água ou telefone, notas fiscais etc. Auxilia no processo levar também o título eleitoral e o CPF.

O horário de funcionamento do Cartório Eleitoral, durante a realização do mutirão, é das 9h às 18h.

Quem precisar se ausentar do trabalho para realizar o recadastro biométrico pode solicitar ao Cartório Eleitoral uma declaração de comparecimento referente ao período que ali permaneceu.

 

COMO FUNCIONA

Para realizar o recadastro biométrico do título eleitoral, o eleitor, ao ser atendido em um dos guichês do Cartório, irá apresentar a documentação solicitada. Então, o atendente irá atualizar o cadastro do cidadão, colher sua assinatura (de forma eletrônica), tirar uma fotografia da pessoa e colher a digital de todos os dedos.

Todo esse processo de atendimento tem levado em média 10 minutos para ser realizado, podendo variar de caso a caso.

 

O NÃO CADASTRAMENTO

Quem não se recadastrar terá o título eleitoral cancelado, o que gera várias consequências para a vida civil do cidadão, como não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles; e não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Importante destacar, no entanto, que não realizar a revisão biométrica não gera o cancelamento de pagamentos do INSS, como aposentadoria, por exemplo!

 

NÚMEROS

Hoje, o estado conta com 7.864.695 eleitores. Desses, 30% já fizeram biometria. O recadastramento foi dividido em etapas. A Fase 1 contemplou 20% do eleitorado estadual, o que corresponde a 1.523.057 cidadãos. Já a segunda fase compreenderá 14 municípios, totalizando 725 mil eleitores, aproximadamente 10% do eleitorado do estado. Entre os municípios que fizeram ou ainda estão fazendo parte da segunda fase do recadastro, estão Araucária, Lapa e Contenda.

Ao fim do processo, o Paraná terá 60 municípios com o eleitorado revisado biometricamente para as Eleições de 2016. A meta é alcançar a marca de 55% dos eleitores.

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: