Chega 2016 e o Parque Linear…

Lago do Parque, que teria que ser de contenção, quase perdendo sua função. (Foto de Alexandre Luciano em 19 de dezembro)
Calçadas sendo engolidas pelo lago - descaso com o que é público.
Calçadas sendo engolidas pelo lago – descaso com o que é público.
Lago do Parque, que teria que ser de contenção, quase perdendo sua função. (Foto de Alexandre Luciano em 19 de dezembro)
Lago do Parque, que teria que ser de contenção, quase perdendo sua função. (Foto de Alexandre Luciano em 19 de dezembro)

…continua sem a prometida manutenção. Desassoreamento do lago, limpeza do córrego, manutenção de iluminação, decks, bancos e churrasqueiras – falta de cuidado completo com o bem público se arrasta desde 2013.

 

Descaso? Irresponsabilidade? Falta de planejamento? Estas perguntas estão, até o momento, sem resposta, quando se trata da situação atual do Parque Linear, na Lapa.

Apesar de na propaganda da Prefeitura, na edição de dezembro da Revista Tribuna, ter-se afirmado que “2016 será melhor”, com o desassoreamento e nova iluminação do local, entre outras promessas, a população está cansada de esperar a devida manutenção do Parque. Que, por sinal, se arrasta desde 2013.

A falta de confiança de que o Parque terá a devida manutenção se dá, principalmente, porque esta não é a primeira vez que o Poder Executivo Municipal afirma e não cumpre.

Desde que o Parque Linear foi inaugurado, no final de 2012, a administração municipal só fez manutenção relativa a corte de grama e afins, além da limpeza realizada no córrego, no mês de janeiro de 2014 (não abrangendo a limpeza do lago).

Desde então, nada além de aparar a grama e mato foi visto ser realizado na obra pública que tanto beneficiou e continua a beneficiar moradores do entorno, no que se refere a contenção de enchentes.

A Prefeita Leila Klenk, em entrevista ao Jornal Legendária (em 24 de março de 2015), afirmou que o Parque seria inviável de consertar. No entanto, a revitalização do local estava prevista no projeto “Lapa mais Bela”.

 

ATÉ QUANDO?

Quem mora na região e até mesmo quem transita pelo local, principalmente em dias chuvosos, percebe que o descaso com o lugar está atingindo limites preocupantes. Não se trata somente da falta de iluminação em toda a extensão do local, da falta de conservação de bancos e de decks de madeira, ou da falta de conservação de churrasqueiras. O ponto mais preocupante é a falta de limpeza do lago e do córrego. Em dias de chuva forte, ou chuva constante, o lago quase não dá mais conta de tanta água. Então, justifica-se o temor dos moradores de que, cedo ou tarde, o Parque – sem a devida manutenção – perca a sua principal função: evitar enchentes.

Nesta edição da Tribuna, a Prefeitura da Lapa está divulgando Aviso de Licitação de Concorrência Pública (nº 016/2015). No dia 1º de fevereiro de 2016, às 9h30, serão recebidas e abertas as documentações e propostas relativas ao Edital de Concorrência Pública para a “Contratação de empresa especializada, para execução de obra de revitalização da iluminação pública em toda a extensão do Parque Linear Pedro Cordeiro Mendes”. O valor máximo da licitação será de R$ 331.967,49.

A revitalização da iluminação é de grande relevância, pois dará mais segurança a todos os que vão ao Parque em período noturno e, também, aos moradores da região.

No entanto, até o momento, não há notícias de quando o desassoreamento será realizado.

 

NO PASSADO

A obra pública do Parque Linear, apesar de não ter sido projetada e inaugurada pela atual gestão, é de todos os lapeanos e, principalmente, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, seja qual gestão estiver à frente do Poder Executivo.

Em matéria divulgada pela Prefeitura no início de 2014, o Poder Executivo afirmou que o Parque conta com “diversos erros no projeto inicial e problemas estruturais”.

Naquela época, a Prefeitura informou que “para resolver esses problemas (…) vêm trabalhando em um novo projeto que trará melhorias ao Parque Linear”. E, no mesmo texto, a Prefeita Leila afirmou: “Se fosse somente preciso se preocupar com a limpeza e a manutenção seria fácil. Mas o que constatamos é que o local possui erros de projeto, por conta disso estamos fazendo estudos técnicos, que abrangem e corrigem todos esses erros”.

Após 10 meses da divulgação destas informações, a população já questionava o resultado dos estudos técnicos citados pela Prefeita, assim como sua afirmação de que se preocupar somente com a limpeza e manutenção do parque é fácil, o difícil seria corrigir os erros de projeto constatados. No entanto, se passaram quase dois anos e os estudos técnicos ainda não foram colocados em prática.

 

 

Please follow and like us: