A beleza do nosso Cristo, no Monge

A turma de voluntários, orgulhosa do trabalho realizado, em frente ao Cristo renovado!
A turma de voluntários, orgulhosa do trabalho realizado, em frente ao Cristo renovado!

Voluntários concluíram 97% do trabalho de limpeza e pintura do monumento. Diferença já pode ser vista bem de longe.

 

Ele está lá, há muito tempo, abençoando a cidade. Mas, precisava de mais atenção das autoridades e da população, na questão de conservação. Sujo, sem pintura, o Cristo do Monge precisava que olhassem por ele.

E foi isso que um grupo de voluntários decidiu fazer. Se reuniram em dois finais de semana, com apoio de diversas empresas e empresários, e foram lá “arregaçar as mangas” e “colocar a mão na massa”.

O trabalho teve início na manhã de sábado, 9 de janeiro, continuando no sábado e no domingo, dias 16 e 17. Com o empenho da turma, 97% da limpeza e pintura foram concluídas. Agora, só falta polir a placa, varrer e limpar respingos de tinta na calçada. E, caso o grupo possa contar com o auxílio de um pedreiro (que já está prometido), poderá ser arrumada a parte interior do reboco (nas escadarias), que está se desmanchando.

 

QUEM TRABALHOU

Para que o trabalho se tornasse realidade, várias pessoas auxiliaram. Entre elas, podem ser citados: Adilson Santarém (Administração Municipal); Vanderlei (eletricista municipal); Baiano (infra estrutura municipal); Kiko (tributação municipal); Antônio (O Profeta); Adriano Stica; Zé Lão; Miriele Kukla; Babo Nex Luiz Fernando; João Vítor Kudla; Rosane Marcassi: Graziella Marcassi; Vinícius Machado; Juliane Goll Zeve; Tiago Costa; Rodrigo Stica; Douglas Coelho; Bruno Ribas; Giovanni Locatelli; Camila Gemin; Bruna Olivete Requia Lima; Jocelei Trindade; Gabriela Teixeira; Anne Caroline Trindade; Maximiliano Santos; Joyce Blaud; Gilberto Osni Tinfel; Eduardo; Bruno Bux;

Valderez Goll; Luciano Hoffman. O grupo agradece a todos os que de alguma forma colaboraram, mesmo que não tenham sido citados.

Para realizar o trabalho, os voluntários contaram com o patrocínio das seguintes empresas: Ultra’s Soluções; Metalúrgica Industrial Bosch; Material de Construção Sampaio; Raphael Marcassi Tintas; Tico Tico Conveniências e Adega; Panificadora Zeni; Marca da Fera; Douglas Coelho Vídeo Maker; Hiperfarma; Relochaves São José; Flor de Lis Hair; Escola de Voo Livre Instinto Radical; Extreme Outdoor (Loja Virtual de Equipamentos de Montanha e Aventura); A Tribuna Regional; FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo); ELMO (Equipe Lapeana de Montanhismo); GTM Bosch Solutions; e Subway.

 

COMO COMEÇOU

O trabalho teve como motivação o contato com um grupo de Guaratuba. Eles contaram que foi um lapeano que doou os dois Cristos – de lá e de cá, e afirmara que se a Lapa fizesse a manutenção do Cristo do Monge, eles iriam seguir o exemplo.

 

VISITE!

O Parque do Monge está aberto a visitação de segunda a domingo, das 8h às 18h30. A entrada é gratuita. Mas, lembre-se: não há guias específicos para o parque e o local não é área de lazer, mas local de preservação ambiental.

Como não há comércio dentro do parque, é necessário levar sua água ou algum alimento, caso queira ficar por um período maior. Mas, seja educado! Não deixe seu lixo jogado no Parque! Guarde com você até encontrar uma lixeira adequada, ou leve contigo até a sua casa. A natureza agradece!

Lá no parque é permitido visitar o Cristo – que está mais lindo agora; fazer trilhas para contemplação da flora e fauna local; visitar a gruta e a pedra partida; realizar atividades de caráter religioso (como promessas e pedidos – no Espaço Monge e não mais na Gruta, para não poluir o meio ambiente – preserve!); voo livre para quem é piloto de paraglider (parapente); lanches rápidos estilo “Picknick”.

Algumas dicas: leve repelente, protetor solar, chapéu ou boné, água, alimentos de acesso rápido (como sanduiches e barrinhas); e vá com um calçado apropriado para a visitação (como botas de caminhada ou tênis fechado). Não esqueça a máquina fotográfica!

Ah! Não esqueça também e principalmente: leve a educação e a gentileza! Não estrague o que é de todos! Não destrua a natureza! O local é para lazer, sim! Mas, de forma consciente! Pratique a preservação e a contemplação! Não vá até lá para se embriagar, fazer arruaça, ouvir som alto… Aproveite o local para conviver com a família, amigos e natureza de forma saudável!

 

 

 

 

Please follow and like us: