Vereadores anunciam que Contenda receberá mais uma ambulância

Ambulância - Prefeitura deve providenciar documentos necessários para firmar o convênio para cessão de uso do veículo.
Ambulância - Prefeitura deve providenciar documentos necessários para firmar o convênio para cessão de uso do veículo.
Ambulância – Prefeitura deve providenciar documentos necessários para firmar o convênio para cessão de uso do veículo.

Além deste assunto, representantes do Poder Legislativo Municipal também falaram sobre a importância das obras de pavimentação asfáltica na cidade e solicitaram a colocação de bloquetes em Campestre.

 

Na segunda-feira, 9 de maio, foi realizada a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Contenda. Na ocasião, com a presença de todos os Vereadores, foram apresentadas as seguintes matérias:

– do Executivo, o Ofício nº 118/16, encaminhando cópia das Leis nº 1644 e 1646, e o Ofício nº 124/16, em resposta ao Requerimento nº 007/16, enviado pelo Legislativo, sobre informações a respeito do funcionamento da empresa Eccos Ambiental.

– do Legislativo, o Requerimento nº 008/16, que solicita a instalação de redutor de velocidade na BR 476, em frente ao Auto Posto Mime, na localidade de Serrinha; a Indicação nº 082/16, que solicita a manutenção da pavimentação da Rua Ermelino Ferreira de Melo; a Indicação nº 083/16, que solicita a disponibilização de vacina contra a gripe para todos os professores e funcionários da rede municipal e também a intervenção junto ao governo estadual para vacinação de professores e funcionários da rede estadual em Contenda; a Indicação nº 084/16, solicitando a pavimentação (bloquetes) na localidade de Campestre, iniciando em frente ao posto de saúde até a entrada do cemitério.

Na ordem do dia, foram votados e aprovados em segundo turno o Projeto de Lei nº 012/16, que denomina Centro Municipal de Educação Infantil Dona Anita, a ser inaugurado; o Projeto de Lei nº 008/16, que permite a presença de acompanhantes nas dependências dos postos de saúde e hospital do município; e o Projeto de Resolução nº 001/16, que prorroga prazo de validade do concurso público realizado pela Câmara Municipal. Todas as matérias votadas podem ser consultadas na íntegra no site da Câmara (www.camaracontenda.pr.gov.br).

 

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Na Tribuna Livre os vereadores destacaram as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo realizadas na cidade. Como exemplo, foi citada a Rua Francisco Sotel Cordeiro, no centro. Foi citada a importância destas obras, mesmo com alguns comentários de moradores dizendo estão acontecendo por ser ano eleitoral. Segundo os vereadores, para estas obras acontecerem, é necessário buscar recursos junto ao governo, tanto na esfera estadual quanto federal, ou ainda a contratação de operação de crédito de acordo com a capacidade de endividamento do município. Precisa haver projeto elaborado pelo Executivo Municipal e, não havendo previsão orçamentária, ainda deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores, para somente então iniciar o processo de licitação que seleciona a empresa vencedora que realizará a obra. Algumas obras que estão sendo realizadas agora, já tiveram seu início há meses e até há anos atrás.

 

NOTA DE PESAR

Ficou registrada na Tribuna Livre nota de pesar pelo falecimento de Aldo César, Nabor Pedro Czelusniak e Ana Dirce de Paula Furusho, todos ocorridos na última semana.

 

SENADO FEDERAL

A indefinição na política nacional continua sendo motivo de expectativa para todos os brasileiros. Com votação marcada a quarta-feira, dia 11, os vereadores afirmaram esperar a votação e a definição por conta dos senadores para o afastamento da Presidente Dilma. Foi comentado na Tribuna que, com o posicionamento de 367 deputados federais favoráveis ao afastamento e apenas 146 contra, e também com maioria contrária no senado, fica impossível a continuidade de Dilma como Presidente do Brasil.

 

ECCOS AMBIENTAL

Outro assunto comentado foi a solicitação por parte dos moradores da investigação e fiscalização do funcionamento da empresa Eccos Ambiental. Como sequência das ações do Legislativo Municipal, foram entregues ao Ministério Público, no dia 4 de maio, as reclamações sobre os trabalhos realizados pela empresa citada. No dia 06 de maio houve uma fiscalização na empresa pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Assim como o ocorrido na barragem da Samarco, em Mariana (MG), os vereadores de Contenda tem a preocupação que a falta de fiscalização com a empresa Eccos Ambiental possa gerar prejuízos ao meio ambiente, afetando o ar, o solo e a água no município.

 

AMBULÂNCIA

Foi anunciada na Tribuna Livre a entrega de mais um veículo para o município de Contenda. Através de uma Emenda Parlamentar, a cidade receberá nos próximos dias mais uma ambulância totalmente equipada para atendimentos emergenciais, havendo a necessidade do Executivo Municipal providenciar os documentos necessários para firmar o convênio para cessão de uso da ambulância junto a Secretaria de Estado da Saúde.

 

INDICAÇÕES

Também foi comentado a respeito das Indicações encaminhadas para a Prefeitura. Primeiro sobre a solicitação da colocação de bloquetes na localidade de Campestre, no trecho entre o posto de saúde e a entrada do cemitério, compreendendo neste trecho também a escola e a igreja. E em seguida da Indicação para melhorias na pavimentação existente na Rua Ermelino Ferreira de Melo.

 

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão da Câmara de Vereadores será realizada na segunda-feira, 16 de maio, às 19h. Todas as Sessões podem ser assistidas on-line, basta acessar o site da Câmara, no link “Transmissão ao Vivo”.

Please follow and like us: