Lapa mantém tradição de tapetes no Corpus Christi

As tradicionalmente belas ruas do centro histórico lapeano ficaram ainda mais bonitas na quinta-feira, dia 26 de maio. Tudo isso por conta da tradição dos tapetes de serragem, preparados especialmente para a procissão de Corpus Christi.

A data, é sinônimo de descanso para grande parte da população, mas não para os moradores da Lapa. Como acontece há anos, os lapeanos vão às ruas preparar o grande tapete colorido feito de serragem, por onde, mais tarde, passa a procissão. Neste ano a tradição se repetiu mais uma vez.

Imagens religiosas remeteram a temas como misericórdia, paz, fé, esperança e amor. Além da serragem, outros objetos, a exemplo de tampinhas de garrafa, artesanato, roupas, alimentos e flores, além de materiais recicláveis foram utilizados para compor os tapetes.

A missa solene de Corpus Christi foi celebrada no Santuário Diocesano de São Benedito. Em seguida, nas ruas enfeitadas pelos artistas voluntários, aconteceu a procissão para a passagem do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Celmo Suchek.

 

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica, que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de agosto de 1264. Nesse dia são realizadas a missa, a procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. E a tradição da confecção dos tapetes surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema da Eucaristia.

Para quem é católico é um dia importante no calendário. Além da principal função, que é a manutenção da fé, da tradição, o tapete tem um significado ainda maior, que é a participação da comunidade.

Também é grande o número de turistas que vem na Lapa durante o feriado de Corpus Christi. O município recebe entre 500 e mil turistas durante o feriado.

 

DSC_0635 DSC_0596

Please follow and like us: