Cinema da Lapa poderá ser revitalizado.

Cine Teatro Imperial, quando da inauguração da reforma.

Em reunião com o Deputado Federal João Arruda (PMDB), Prefeito eleito da Lapa Paulo Furiati solicitou recursos para a reforma total do Cine Teatro Imperial.

O Cine Teatro Imperial, situado à Rua Westphalen, no centro da cidade, construído e inaugurado em 1939 com o nome de Cine Líder. Parcialmente destruído por um incêndio, foi reerguido em 1943, quando passou a se chamar Cine Imperial. Mais tarde, quando foi arrendado por um grupo de médicos, seu nome mudou novamente, agora para Cine Glória. Pouco depois, foi desativado.
Pela importância histórica do imóvel foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), parte integrante do conjunto arquitetônico cultural da Lapa.

O Cine Teatro Imperial deve voltar à lista de atrativos turístico-culturais da Lapa. O espaço encontra-se hoje tomado por infiltração, com parte do telhado cedendo e interditado pela Defesa Civil desde 2012. O cinema chegou a ser fechado por longo período na década de 80 e a partir daí foram feitas algumas reformas porem nenhuma a contento dando total conforto e segurança aos usuários. De lá pra cá o Cine Imperial passou por momentos de reabertura e fechamento até a definitiva interdição em 2012.

O cinema que era patrimônio do Governo do Estado do Paraná foi repassado ao município em 2014 após uma solicitação da Prefeita Leila Klenk, que ao longo de seu mandato não logrou êxito na captação de recursos nas esferas estaduais ou federais para a reforma do prédio.

Importância do cinema:

Ir ao cinema é considerado um dos programas mais corriqueiros dentre as possibilidades de lazer. No caso especifico do Cine Imperial, por ser patrimônio público pode conter ações de democratização para que, com ingresso acessível, de oportunidade a todas as classes sociais de assistir a filmes e espetáculos.

Consolidada como a sétima arte, a “telona” encanta multidões de todas as idades. O cinema pode ajudar a compreender quem somos e como somos representados, contribuindo na construção de identidade social.

Quando assistimos um filme somos levados para dentro de uma história. Emoções, lagrimas e risadas são sentimentos que afloram diante da tela.
No Brasil, segundo dados da Agencia Nacional do Cinema (ANCINE) há uma típica concentração de salas de cinema em regiões de maior densidade populacional. Enquanto nas grandes cidades os complexos cinematográficos aumentam consideravelmente nas pequenas cidades o processo é inverso, com cada vez menos espaços abertos.

A revitalização do Cine Teatro Imperial é de suma importância para, além de proporcionar entretenimento e lazer a população, preservar a memória cultural e turística da cidade.

Reunião:
Na segunda-feira, dia 31, Paulo Furiati (PMDB), prefeito eleito da Lapa reuniu-se com o Deputado Federal João Arruda, solicitando apoio para a futura administração, em especial para o Cine Imperial. Arruda se comprometeu a viabilizar os recursos necessários através de emenda individual, dependendo apenas do envio do projeto para a reforma completa.

Agenda
Paulo Furiati divulgou em suas redes sociais a agenda de compromissos para os próximos dias:
Dia 03 de Novembro – Reunião na COMEC – com Deputado Francischini.
Dia 04 de Novembro – Reunião na SEDU para tratar do tema Eletrolux.
Dias 07 a 10 de Novembro – Brasília – Participação no encontro de Prefeitos.
Dias 11 e 12 de Novembro – Brasília – Reunião no Ministério do Turismo e Integração Nacional.

Please follow and like us: