Parceria entre Governo e Ocepar criará Cooperativas-Escola

Colégios agrícolas da Lapa e de Palmeira deverão ser contemplados com a iniciativa.

O governador Beto Richa participou na sexta-feira, 9 de dezembro, do Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses, realizado pelo Sistema Ocepar, em Curitiba, e que reúne mais de 2 mil pessoas. O governador assinou protocolo de intenções com a Ocepar para capacitação profissional de alunos dos colégios estaduais agrícola.
Com isso, colégios agrícolas e florestal terão cooperativas-escola. O protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado da Educação e a Ocepar vai incentivar o ensino do princípio e da cultura cooperativistas em colégios agrícolas e florestais paranaenses. Nessas unidades, os estudantes recebem uma formação profissional de nível técnico para atuarem na área de agropecuária.

O objetivo da parceria é facilitar a criação de “cooperativas-escola” nas unidades da rede estadual. Isso será feito por meio de intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas, realização de cursos, programas, palestras, cursos e seminários.
Serão organizadas cooperativas-escola nas unidades estaduais que ofertam cursos técnicos de agropecuária e floresta. Haverá treinamento e formação para alunos e professores, elaboração de cartilhas de orientação sobre organização e gestão de cooperativas.

“As escolas agrícolas estaduais têm produção, que é utilizada em projetos pedagógicos e também na alimentação dos alunos”, explicou a secretária da Educação, Ana Seres. “A comercialização dessa produção passará a ser feitas pelas cooperativas-escola, que são compostas pelos próprios alunos, com a orientação dos professores e da comunidade. O excedente irá retornar para os próprios projetos das escolas”, contou.

Entre as unidades que tem previsão de ter cooperativas-escola, estão os colégios da Lapa e de Palmeira (Colégio Getúlio Vargas).

Please follow and like us: