UTIL confraterniza no final de ano

Flagrante da confraternização dos participantes da UTIL.

Projeto social visa oportunizar aos idosos oportunidades de interação social e atualização de conhecimentos.

No mês de dezembro o Projeto da Universidade da Terceira Idade (UTIL) da Lapa, além de realizar as suas atividades normais, também fez uma confraternização entre os participantes, com troca de presentes (com a realização de Amigo Secreto) e passeio a parque temático na cidade de Campo Magro.

O projeto social, idealizado por Valéria Borges da Silveira, foi viabilizado em 2002 através do Instituto Borges da Silveira (IBS) em parceria com a Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). NA UTIL, os participantes se envolvem em atividades diversas, voltados à atividade física, aposentadoria, sexualidade, memória, experiência vivida, autoestima, autoconhecimento, literatura, história, direitos do idoso, saúde, cidadania, entre outros temas. O projeto oferece passeios em outras instituições que proporcionem projetos em prol da Terceira Idade, confraternizações diversas e visitas turísticas enfocando principalmente características históricas, culturais e ambientais.
Desde o ano de 2013 a empresa Santa Barbara Produções passou a contribuir com o projeto, que partiu para a busca de uma integração social, da formação de novos vínculos de amizade para pessoas que, ao se aposentarem ou verem seus filhos emancipados, acabavam por se isolar e ter uma existência muito solitária.

Ficou cada vez mais evidente, no entanto, que, além da formação de vínculos de amizade, também era importante para os idosos uma oportunidade de atualização de conhecimentos. Principalmente porque a sociedade atual é de rápidas transformações.
Neste contexto, ter uma vida mais participativa passou a ser um dos desafios da UTIL. Existe em alguns idosos o desconhecimento de suas potencialidades. Muitos não acreditam que podem continuar com suas habilidades, sonhos e projetos de vida.
O Brasil não é mais um país de jovens. A tendência é que em pouco tempo grande parte da população não será constituída de jovens, mas de pessoas com mais de 60 anos. E a UTIL visa oferecer maior qualidade de vida às pessoas de terceira idade. Envelhecer é um processo e, a partir da meia-idade, alguns cuidados tornam-se fundamentais para o bem-estar futuro.

Saber usufruir de todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável. Os organizadores da UTIL acreditam que é preciso desmistificar mitos e preconceitos relativos ao processo de envelhecimento e da velhice propriamente dita. Tudo isso para que se mude o cenário do envelhecimento do país e para que se possa pensar sobre novos arranjos que as pessoas idosas possam vir a desenvolver.

Please follow and like us: