Com que armas lutaram nossos heróis?! O Museu de Armas te conta!

Ganhão utilizado durante o Cerco.

Conheça um pouco da história dos pontos turísticos locais. Esta é a vez de saber mais sobre o Museu de Armas. Você, morador da Lapa, já visitou o local? Conheça um pouco mais sobre a cultura local!

Você, lapeano, conhece os pontos turísticos da Lapa? Muitos conhecem somente de nome, onde se localizam, sem nunca ter entrado para visitar, e, ainda, não conhecem a história do local. Foi pensando nessa situação que A Tribuna Regional decidiu produzir matérias sobre os pontos turísticos da Lapa, suas histórias, curiosidades e suas preciosidades. Nesta segunda matéria sobre o tema, você conhecerá um pouco mais sobre o Museu de Armas.

Então… Senta que lá vem história! A Lapa ficou conhecida nacionalmente pelo episódio sombrio do Cerco da Lapa. A batalha durou 26 dias e marcou a vida da população. Até hoje, perto de completar 123 anos do episódio, o município ainda respira e vive a história dos feitos heroicos da população e do General Gomes Carneiro, pessoas que lutaram bravamente na Revolução Federalista. De fato, essa luta foi sangrenta e cruel com a cidade e seus moradores, mas foi pelo ato de coragemdos lapeanos e dos soldados que aqui lutaram que a Lapa conseguiu“segurar” os maragatos. Com isso, foi possível consolidar a República. Assim, é possível dizer, sem modéstia: o Brasil deve muito a Lapa, leitor!

No Museu também é possível conferir as roupas usadas na época.
No Museu também é possível conferir as roupas usadas na época.
Porta original da época da construção.
Porta original da época da construção.
Visão dos presos no solário.
Visão dos presos no solário.
Osiris Stenghel Guimarães foi o doador do acervo ao Museu.
Osiris Stenghel Guimarães foi o doador do acervo ao Museu.
Um dos objetos mais valiosos do Museu - o espadin que pertenceu ao 2º Capitão Mor da Vila do Principe, Francisco de Paula Teixeira Coelho.
Um dos objetos mais valiosos do Museu – o espadin que pertenceu ao 2º Capitão Mor da Vila do Principe, Francisco de Paula Teixeira Coelho.

Para lembrar e conhecer um pouco do episódio sangrentoé muito bacana visitar o Museu de Armas. Ali está um acervo de armas usadas na primeira e segunda Guerra Mundial – interessante conhecer também. Mas, muito importante: ali estão as armas que foram usadas no Cerco da Lapa.

É sempre desagradável falar em guerras e batalhas, pelo rastro de destruição e crueldade que elas deixam. Mostrar as armas que foram usadas em guerras pode causar mal-estar… Mas, é preciso lembrar que foi com essas armas e com a bravura de irmãos lapeanos que foi possível salvar a cidade e seus moradores.

O Museu de Armas está localizado na Alameda David Carneiro. O prédiofoi a primeira casa de detenção da cidade. Inaugurado em 1868 e construído em estilo português, abrigava a Câmara Municipal no andar superior e a cadeia pública no piso térreo. Em 1974, passou a abrigar um acervo particular de armas da Revolução Federalista e também armamentos de outras guerras, e desde 1993 o Museu de Armas. No piso térreo funciona o Museu de Armas, no piso superior ainda são realizadas atividades da Câmara Municipal.

CURIOSIDADES

O local já abrigou presos e ainda hoje é sede da Câmara Municipal.O Museu de armas possui um acervo interessante das armas da Revolução Federalista e as que foram usadas pelo Exército Brasileiro durante o período do Império.

A coleção de armas da primeira e da segunda guerra mundial é pequena, mas nem por isso inexpressiva. Há também armas do Cerco e fotos que fazem os visitantes viajar no tempo.

O plano para construção da obra da cadeia foi feito em 1839, mas somente em 1848 as obras tiveram início, sendo inaugurada quase 30 anos depois de sua edificação. Ainda abrigou o 13º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, Museu e Escola Normal.

A maior parte do acervo foi cedida por um engenheiro de Curitiba, o Osiris Stenghel Guimarães, que dedicou a sua vida toda a colecionar os objetos. Devido à grande amizade do engenheiro com o prefeito do município nos anos 70, Sergio Augusto Leoni, surgiu a ideia de montar um pequeno museu particular para expor os armamentos e, em 1993, foi inaugurado o Museu de Armas da Lapa.

O Museu de Armas está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Para os lapeanos a entrada é franca. Já para os turistas é cobrada uma taxa de R$ 3 que dá direito a um bilhete único, para visitar três pontos turísticos da Lapa (Museu de Armas, Theatro São João e Museu Histórico).

Lapeano, visite o Museu de Armas!O ambiente pode passar uma energia pesada, por já ter sido cadeia e pelos objetosà mostra passaremsensação de sofrimento e dor. Mas, é importante conhecer a história de luta e bravura e assim preservar a memória do município. O espaço ofereceexcelentes informações e no museu você vai encontrar canhões, fuzis, metralhadoras e muitas munições dos mais diversos calibres, além de várias fotos da Revolução Federalista e muitas histórias sobre a luta de povo lapeano. Não perca tempo, viva a cultura e a história lapeana! Visite o Museu de Armas!

Please follow and like us: