Sindicato Rural de Lapa comemora 50 anos

Os funcionários do Sindicato, que auxiliam os associados - Acyr, Andrea, Maria Aparecida, Bruna, Cristina e Edimara.

Promover o desenvolvimento do produtor e defender os seus interesses são os focos da entidade. Mas, com isso, promove-se, também, o crescimento do município.

O ano era 1967. E já no início de janeiro, dia 3, a Lapa ganhara uma entidade que iria representar os produtores rurais. Era o nascimento do Sindicato Rural de Lapa. Esse foi o resultado da ação de um grupo de produtores que, preocupados com a classe ruralista e suas dificuldades, se mobilizou para o município ter uma entidade representativa.

Produtores participam de viagens técnicas promovidas pelo Sindicato - oportunidade de aquisição de conhecimentos e tecnologias.
Produtores participam de viagens técnicas promovidas pelo Sindicato – oportunidade de aquisição de conhecimentos e tecnologias.

E desde então, em 50 anos de história, o Sindicato vem representando a classe em diversas áreas da atividade rural. Como exemplo, na área ambiental, a participação na elaboração do Código Florestal: o Sindicato enviou cinco pedidos de inclusão de temas, sendo que três deles foram atendidos. Mais recentemente, a entidade conseguiu reduzir a área de preservação das escarpas devonianas, na Lapa, que era de cerca de 436 mil hectares, passando a pouco mais de 100 mil hectares. Para o produtor essa é uma grande conquista, já que depende da área para produzir.

Para comemorar os 50 anos de existência, o Sindicato Rural de Lapa promove na sexta-feira, 20 de janeiro, uma festa no Parque de Exposições e Eventos da Lapa, voltada a seus associados, amigos, parceiros e demais autoridades convidadas. O momento é de alegria, comemoração, de relembrar grandes feitos, relembrar pessoas de grande importância na trajetória da entidade.

E há muito o que contar e muita gente comemorando junto. Atualmente, o Sindicato conta com aproximadamente 700 associados ativos. E esse número cresce a cada dia mais: a diretoria recebe, por mês, de sete a oito pedidos de novos sócios.

DESENVOLVIMENTO

O Sindicato, além de ter grande relevância para o associado, também tem relevância para o desenvolvimento do município, uma vez que defendendo, orientando e capacitando o produtor, faz a economia da Lapa crescer.A entidade atua em todas as áreas rurais, mas foca nas atividades de maior relevância na Lapa, que são a bovinocultura de corte e de leite; a avicultura; a ovinocultura e a caprinocultura; a suinocultura; e a fruticultura.

O Sindicato oferece aos associados variados serviços, entre eles: Cadastramento de imóveis rurais, emissão e atualização (ITR e CCIR);Contabilidade Rural dos empregadores rurais; contratos (arrendamento, comodato, parceria, locação e outros); encaminhamentos processuais de aposentadorias rurais, salário maternidade, pensão por morte, auxílio doença e auxílio por acidente de trabalho, entre outros; emissão de certidões negativas de débitos de terrenos rurais junto a Receita Federal e ao IAP; preenchimento de formulários, guias de INSS, licenciamento ambiental, entre outros; elaboração de projetos de custeios agrícolas, investimentos (Pronaf, DAP); qualificação do produtor; serviços na área da saúde; convênios com o SENAR-PR na promoção de cursos; e orientação e informações em geral.

Na questão de qualificação do produtor, é oferecido ao associado uma gama de cursos, mais de 280 voltados à área rural. O Sindicato também promove viagens técnicas, como ao Show Rural em Cascavel – são oportunidades para o produtor conhecer novas tecnologias, adquirir novos maquinários e equipamentos, trocar informações e experiências. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do produtor, que gera renda e emprego, auxiliando no crescimento da economia.

Na área da saúde, o Sindicato conta com dois médicos atendendo na sede, e convênios com médicos, dentistas, clínicas, laboratórios e farmácias. Ao todo, são mais de 50 convênios ofertados.

Quanto ao desenvolvimento do município, além do auxílio na qualificação do produtor, o Sindicato também teve interferência na vinda de empresas como a Potencial Biodiesel e, na época, a DaGranja. E, ainda, promove dois leilões ao ano, de Gado Geral. Nestes eventos, a movimentação é grande, sendo que em um ano houve a comercialização de aproximadamente mil cabeças, tudo com o devido acompanhamento técnico.

Com a existência do Sindicato, o produtor também tem representatividade certa junto aos governos nacional, estadual e municipal, visando elaborar legislação benéfica ao produtor.

CRESCENDO

A atual Diretoria do Sindicato é composta por Eliseu Francisco Cordeiro Weinhardt, na Presidência; Maria Hendrikx, na Vice-Presidência; Luiz Roberto Baggio, como 1º Secretário; Pedro Jorge Weinhardt, como 2º Secretário; Sérgio Hobus, como 1º Tesoureiro; Alceu Ribas, como 2º Tesoureiro; e Aloísio Almeida, como Diretor de Patrimônio. Além dos Conselheiros Fiscais e demais componentes, suplentes.

Mas, não é só a diretoria que faz o Sindicato ser forte, crescer. Quem faz isso acontecer é o produtor, quando é participativo. O Presidente, Eliseu, confirma isso. “Produtor, faça do Sindicato uma extensão do seu lar e procure o Sindicato para críticas, reivindicações. Seja atuante, seja participativo. A força do Sindicato é a participação do associado. Precisamos de uma união, integração forte, para poder brigar e conquistar nossos objetivos”, afirma Eliseu.

Além da atuação da Diretoria e dos associados, Eliseu explica que é de grande relevância a existência de parcerias. Atualmente, a entidade é parceira daPrefeitura, da Cooperativa Bom Jesus, das Polícias Civil e Militar, da Emater, do Iapar, da SEAB. “Trabalhando em parceria é possível fazer muito mais coisas, realizar muito mais”, finaliza Eliseu.

Na próxima semana, A Tribuna Regional trará matéria a respeito do evento em comemoração aos 50 anos do Sindicato, com todos os detalhes.

Please follow and like us: