Bom Jesus e Syngenta promovem “Dia de Campo de Feijão”

Os pesquisadores da Embrapa calculam que pelo simples fato de troca da semente, o produtor pode chegar a colher o dobro.

Evento reuniu cerca de 80 cooperados, que tiveram acesso a tecnologias e novidades do setor agrícola.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus e a Syngenta promoveram na quinta-feira, 19 de janeiro, em parceria com a Embrapa e o Iapar, um Dia de Campo de Feijão, que foi realizado no Campo Experimental, localizado na Unidade do Boqueirão, na Lapa.

O objetivo do evento foi avaliar o desempenho agronômico de linhagens do feijão, além da apresentação dos ensaios de pesquisa que estão sendo conduzidos na região.

Para ser considerada variedade com boa germinação, a semente do feijão precisa atingir índice acima de 80%. O feijão que passa no teste ainda vai para o plantio nos ensaios na própria Embrapa antes de ir para os campos de multiplicação. Os pesquisadores da Embrapa calculam que pelo simples fato de troca da semente, o produtor pode chegar a colher o dobro, conforme região produtora e investimentos em fertilidade do solo pelo agricultor.

Durante o Dia de Campo, foi destacado que a variedade do Feijão BRS Esteio trouxe ganho financeiro 63% maior, quando comparado à variedade BRS Esplendor, sua antecessora. A informação é resultado da avaliação de impacto econômico realizada pela Embrapa para o feijão de primeira e segunda safra, junto a agricultores da região dos Campos Gerais do Paraná, municípios de Araucária, Prudentópolis, Ipiranga, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Ponta Grossa, Guaragi e Tibagi.

Participaram do evento cerca de 80 cooperados da região da Lapa, Balsa Nova, Contenda e Quitandinha. A transferência de tecnologia e novidades em sementes é um diferencial quando o produtor vai planejar a sua safra. Eventos como Dia de Campo mostram ao produtor as tecnologias e novidades do mercado agrícola, desde as sementes, insumos e até fertilizantes. Atualmente o produtor precisa acompanhar as mudanças e se modernizar. Do contrário a produtividade das lavouras não prospera e não evolui, prejudicando a rentabilidade da produção.

Please follow and like us: