Sucessão familiar x Empreendedorismo

Janaína, Ilson e Carlos Eduardo - união e busca por novos conhecimentos para dar continuidade ao negócio da família.

A história da continuidade na pecuária leiteira, na propriedade de Ilson José Piovezan.

Ilson José Piovezan iniciou os trabalhos na pecuária leiteira em 1992, produzindo 50 litros de leite por dia, com seis vacas. O ingresso na pecuária leiteira foi a alternativa que viu para diversificar as explorações produtivas na propriedade, visando o aumento da renda proveniente das culturas de milho, feijão e batata. A comercialização do leite acontecei através da antiga Cooperativa de Laticínios Curitiba (CLAC).

Em 1999, juntamente com os vizinhos e futuros sócios Alcy Chegalski, Aldacir Chegalski, Cleverson Klostermann Piovesan e Cássio Klostermann Piovesan, surgiu a ideia de montarem um laticínio visando agregar valor ao produto (leite). Contando com o apoio do Instituto EMATER, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) e a Prefeitura Municipal, foi elaborado o projeto técnico que teve financiamento através do PRONAF Agroindústria, via Banco do Brasil.

O laticínio iniciou suas atividades produtivas em 29 de março de 2001, embalando 12.000 litros de leite pasteurizado por mês. A pequena produção era comercializada principalmente na Lapa. Em 2003, o Governo do Estado do Paraná lançou o programa Leite das Crianças com o intuito de combater a desnutrição infantil e estimular a cadeia produtiva do leite no Paraná, através da priorização de compra do leite pasteurizado de pequenos laticínios, com o objetivo de fortalecer as economias locais e oportunizar a comercialização do leite dos agricultores familiares, fornecedores desses laticínios.

O Laticínio Naturalat foi um dos 60 pequenos laticínios paranaenses que passou a fornecer o leite para o Programa Leite das Crianças do Governo do Estado do Paraná. Com esse importante apoio na garantia da comercialização, o Laticínio Naturalat foi aumentando a sua produção e agregando mais produtores fornecedores de leite.

Atualmente a Naturalat envasa e comercializa cerca de 360.000 litros de leite por mês, sendo que 80% da produção é destinada ao Programa Leite das Crianças nos municípios de Lapa, Campo do Tenente, Rio Negro, Piên, Mandirituba, Quitandinha, Tijucas do sul, Agudos do Sul, Contenda, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Campo Magro e Curitiba.

A SUCESSÃO FAMILIAR
Os filhos Carlos e Janaina, desde a mais tenra idade, acompanhavam o pai nas atividades da propriedade. Além de estudar, aos poucos foram assumindo funções distintas nos empreendimentos da família.

O Carlos Eduardo acabou de se graduar em agronomia, através da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e já pensa em continuar os estudos aprofundando os conhecimentos na área do agronegócio. “Nasci e cresci no campo e sempre gostei das atividades que envolvem a agricultura e pecuária e o curso de agronomia serviu para abrir a mente e me tornar capacitado a assumir os negócios e compromissos que aos poucos meu pai vai me repassando”, comenta.

A Janaina formou-se em administração pela Fael e é a responsável pela parte administrativa do Laticínio. Escolheu o curso justamente para auxiliar a família no empreendimento. Sentindo a necessidade de aprimorar seus conhecimentos, atualmente cursa o 3º ano de Direto na Universidade do Contestado, em Mafra (SC).

Janaína e Carlos Eduardo cresceram no meio das lavouras e do gado, ajudando o pai. Se formaram em áreas de trabalho necessárias para o bom andamento dos empreendimentos da família. Portanto, têm tudo para que a continuidade dos negócios esteja em boas mãos. Consolidando assim o sucesso da saga empreendedora da família de Ilson José Piovesan.

Please follow and like us: