Lapa terá Batalhão da Polícia Militar

Participaram do encontro os vereadores Alessandro Linsingen (Rio Negro) e Otávio Rodrigues (Lapa), o Comandante Coronel Tortato, os Prefeitos Paisani (Rio Negro) e Paulo Furiati (Lapa), e Deputado Alexandre Curi.

Tratativas evoluíram esta semana para a elevação da 1ª Companhia Independente a categoria de Batalhão.

Na manhã de terça-feira, 7 de fevereiro, um encontro em Curitiba definiu as metas para a elevação da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), com sede na Lapa, a categoria de Batalhão.

O encontro foi realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, com a presença dos prefeitos da Lapa, Paulo Furiati, e de Rio Negro, Milton Paizani, do Deputado Estadual Alexandre Curi, e dos vereadores da Lapa, Otávio Rodrigues, e de Rio Negro, Alessandro Linsingen.

O Coronel Maurício Tortato, Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná, recebeu o grupo e afirmou que “este é um processo histórico em que há a necessidade de uma reestruturação e de uma reorganização da Policia Militar na região da Lapa”. Ele informou que a Polícia Militar já possui os estudos detalhados para encaminhar ao Governador do Estado ainda em fevereiro, elevando a Companhia Independente a condição de Batalhão, melhorando expressivamente a estrutura organizacional. Em conjunto, também será encaminhada uma escola de soldados para ampliar o contingente, repercutindo em toda região sul do estado. “É um processo de valorização da Polícia Militar e da população, que será contemplada com uma melhor estrutura da PM. Nossa preocupação é não só criar a estrutura organizacional, temos que dar aporte de capital humano, de melhor condição logística, de material bélico que já estamos encaminhando”, explicou.

O Comandante também informou que, paralelamente a este processo, em aproximadamente 90 dias estará iniciando na Lapa um curso para formação para aproximadamente 40 soldados.

O Deputado Estadual Alexandre Curi, responsável direto pela intermediação do encontro e representante dos prefeitos Furiati e Paisani na tramitação do processo de elevação da Companhia junto a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, afirmou: “Saio satisfeito da reunião, com duas boas notícias. A primeira é que dentro de 90 dias teremos uma escola da Polícia Militar na Lapa com 40 policiais que serão formados na cidade. A segunda é que estamos trabalhando muito para que o Batalhão, ainda este ano, seja criado. O Governador deverá encaminhar à Assembleia Legislativa, e o mais importante, com mais efetivo e novas viaturas”.

Please follow and like us: