UAL – Por que unir os artistas lapeanos?

União dos Artistas tem propósito de apresentar peça sobre o Cerco da Lapa, mas também mostrar o trabalho e o talento de cada grupo do município.

A União dos Artistas Lapeanos é a responsável pela apresentação do espetáculo “Lágrimas de uma guerra”. Saiba o que motivou o grupo de cerca de 130 pessoas a se unirem em benefício da arte e da cultura.

No dia 9 de fevereiro comemora-se o Cerco da Lapa, episódio histórico que tanto marcou e ainda marca a cidade. Pensando em valorizar a história local e, ainda, levantar a discussão sobre as histórias em torno da história principal, desde 2009, na data, vêm sendo apresentados espetáculos alusivos ao sangrento e triste enfrentamento entre Pica-Paus e Maragatos. Com o passar dos anos, incentivados pelo sucesso e aceitação do público, as apresentações foram sempre crescendo.

E eis que, em 2016, os envolvidos nas apresentações decidiram se unir para dar continuidade aos espetáculos. O objetivo é atuar de forma mais organizada, facilitando a busca de recursos e valorizando ainda mais o grupo e o trabalho realizado.

Assim surgiu a União dos Artistas Lapeanos, a UAL. Dela fazem parte representantes de vários grupos culturais da cidade, que se uniram com um mesmo propósito: além da apresentação do Cerco da Lapa, mostrar o trabalho e o talento que cada grupo tem dentro do município.

Fazem parte da União: o Grupo Animathéia, o Grupo Palhaçantes, o Mistura Lapeana, o Grupo Amizarte, o Studio de Dança Isabel Pellegrini, o Grupo de Dança Laços de Tradição, além de artistas independentes, como trovadores, poetas, artistas plásticos e atores que estão subindo ao palco pela primeira vez. Todos são voluntários, engajados em um trabalho muito sério que é a preservação da memória e a contribuição que os fatos ocorridos no município deram para a história do país.

A cidade da Lapa é muito rica culturalmente, e é esse o legado que o grupo quer passar a toda a população, mostrar a cultura lapeana para a cidade. Grupos de teatro, música e dança estão unidos para a apresentação de um espetáculo teatral ao ar livre. É a União dos Artistas Lapeanos. Como o próprio nome do grupo já diz, a União é a engrenagem que move a cultura, a arte. Esses grupos já estão na estrada há anos e sempre levaram o nome da Lapa para os quatro cantos do Brasil. Um exemplo é o Grupo Animathéia, que está há mais de doze anos produzindo espetáculos belíssimos para a população. Também podem ser citados os grupos de dança Laços de Tradição e do Studio de Dança Isabel Pellegrini. Cada um com sua especialidade, levam o melhor da dança para todos.

 

LÁGRIMAS DE UMA GUERRA

Em 2017, o grupo de artistas, reunindo aproximadamente 130 pessoas, irá apresentar, no dia 11 de fevereiro, às 19h30, na Alameda David Carneiro, o espetáculo “Lágrimas de uma guerra”. Para a realização do evento, foram seis meses de ensaio. E todos os integrantes fazem parte dessa história. Como todos atuam de forma voluntária, alguns integrantes vestiram a camisa do espetáculo e ficaram responsáveis por algumas funções, como figurinos, cenário, maquiagem, comunicação do evento, além de questões burocráticas,como a busca de apoio e patrocinadores. “Foi um trabalho difícil e desafiador para todos nós. Mas, tenho certeza de que faremos uma belíssima apresentação”, comenta Aparecida Lacerda, diretora da UAL.

Alguns dos grupos participantes fazem trabalhos ligados a arte há anos na cidade. E são essas pequenas ações que movimentam a cultura local. Ações como a Ocupação Cultural, do Grupo Mistura Lapeana, vinculada ao Vem pra Lapa, que todos os primeiros domingos de cada mês reune artistas locais. Também ações como o Desfile de Natal, realizada por grupos da cidade em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (ACIAL) e o Vem Pra Lapa.Espetáculos teatrais belíssimos, realizados pelos grupos Animathéia e Palhaçantes, grupos de danças e bandas musicais.

Isso é a arte lapeana movimentando e mantendo viva a cultura local. Com essa alegria de fazer e viver a arte é que pequenos trabalhos já começam a ser desenvolvidos na cidade, como os curtas metragens feitos por alunos do Colégio Agrícola, do grupo “PsicoArt”.

São pessoas comuns fazendo a engrenagem da cultura não parar, pois a cultura não tem, e não pode ter, prazo de validade. De certa forma, a cultura precisa ser movimentada por pessoas que vivem a cultura. Assim, iniciativas como as da UAL fazem grande diferença no meio social. A contribuição da União dos Artistas com certeza deixará um grande legado cultural às futuras gerações.

A UAL agradece a todos os apoiadores do espetáculo “Lágrimas de uma guerra” (Prefeitura da Lapa, 15º GAC AP, Polícia Militar do Paraná, A Tribuna Regional, Bello Empório Cosméticos, Clube Lapeano, Restaurante O Casarão, Giba Ferragens, Rádio Legendária, e Concessionária Caminhos do Paraná). É através da união de forças que o sucesso acontece.

Please follow and like us: