Segurança e Iluminação pública, a população necessita

Estes foram alguns dos assuntos debatidos pelos vereadores na 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Contenda, no dia 13 de março.

Na segunda-feira, 13 de março, todos os Vereadores estiveram presentes para a realização da 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 2017.
Foi uma sessão com grande participação da comunidade contendense. Na ocasião, foram recebidas algumas respostas de Indicações e Requerimentos com pareceres favoráveis e não favoráveis do Executivo Municipal, porém todos com as devidas explicações. Dando continuidade, os componentes da Casa de Leis apresentaram dois Requerimentos, 16 Indicações e uma Moção, todos em busca da melhoria de vida dos munícipes em diferentes áreas.

Em seguida, na Ordem do Dia foram votados os requerimentos 020 e 021/2017 que pedem informações sobre patrimônio e funcionários públicos. Foi votada também a Moção de Repúdio 03/2017, com relação a Reforma da Previdência. Em seguida, votaram a Emenda Modificada ao Projeto de Lei Complementar nº 001/2017 do Poder Executivo.

Foi realizada, a seguir, a primeira discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº001/2017 do Poder Executivo que altera a Lei Complementar nº010/2010 sobre o Sistema Tributário do Município de Contenda. E ainda, a primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº001/2017 do Poder Legislativo, que dispõe sobre a Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 97.310,19, que possibilita a eventual utilização no presente exercício de recursos financeiros oriundos do exercício anterior, os quais encontram-se depositados em fundos de aplicação, que só poderão ser gastos na aquisição de equipamentos e materiais permanentes, bem como, para possível realização de obras e reformas.

TRIBUNA LIVRE
Deu início ao uso da Tribuna Livre o Vereador Antônio Padilha, comentando sobre a falta de iluminação pública em alguns locais da cidade, acarretando diversos problemas como, por exemplo, assaltos e ataques a pessoas (principalmente mulheres). Por isso, estará cobrando do Executivo para que a manutenção necessária e instalações de lâmpadas sejam feitas. Relatou que a nova PEC da Previdência Social será bastante prejudicial para toda a população, torcendo para que não seja aprovada.

O Vereador Silvio Espinola, fazendo o uso da palavra, lamentou o fato de a pavimentação com bloquetes em ruas do Loteamento dos Cordeiros esteja precário, sendo que há pouco tempo atrás houve obras naquele local. Falou sobre a realidade da Segurança Pública no Município, dizendo que “as pessoas são reféns da marginalidade”, destacando alguns ocorridos de violência com morte no município por falta de segurança. Para que isso não volte a acontecer, para que não existam mais vítimas, o Vereador Silvio afirmou que lutará para reverter a situação em que se encontra a Delegacia de Contenda. Aproveitou o espaço para agradecer ao Dr. Guilherme Lapa Werner, Promotor de Justiça da Comarca de Lapa, que esteve presente na Casa de Leis esclarecendo dúvidas de vereadores e servidores.

O Vereador Gilmar Carpejani, no uso da palavra, enfatizou que todos Vereadores devem trabalhar sem olhar seu lado partidário, e sim o lado das necessidades da população. Relatou que irá buscar mais informações sobre o contrato firmado entre o Hospital Municipal de Contenda e o Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo, pois recebeu vários relatos de que os atendimentos estão demorados. Sobre a temática de iluminação pública, disse que se torna até constrangedor para um Vereador estar debatendo para que lâmpadas sejam trocadas, mas que, se for necessário, estará sempre cobrando para que a iluminação pública esteja em boas condições. Por fim, comentou que já cobrou bastante sobre a questão da Segurança Pública e irá continuar cobrando, pois as condições estão deploráveis, já que nem a viatura que circula por Contenda encontra-se em bom estado.

O Vereador Fabio Cavalim, encerrando o uso da Tribuna, comentou sobre sua participação na mobilização contra a nova Reforma Previdenciária em Curitiba, juntamente com trabalhadores rurais de Contenda e de demais cidades vizinhas. Afirmou que além de ter ido participar deste protesto enviará ofícios para Deputados explicando os malefícios que a aprovação trará para a população. Parabenizou a Secretária de Saúde pelas novas instalações da UBS de Serrinha.

Encerrados os assuntos, o Presidente Vereador João Ribeiro finalizou a Sessão agradecendo a presença de todos e convidando para a próxima Sessão, que acontecerá no dia 20 de março, em horário regimental.

Please follow and like us: