Aventura + Natureza + Amigos = Lapaventura

 

Ícaro Fonseca diz que “cada um terá a vista da montanha que subir”. E um grupo de lapeanos aventureiros, há quatro anos, está tendo muitas belas vistas. Confira a história destes amigos desbravadores da natureza.

Reunir amigos, desfrutar da boa convivência e de roteiros com vistas que fazem qualquer um babar… Quem não quer?!

Com essa ideia em mente é que, há cerca de quatro anos, alguns amigos, moradores da Lapa, que sempre praticavam atividades em meio a natureza, beneficiando-se da proximidade do Parque do Monge, decidiram criar um grupo para desbravar novos horizontes. Eles tinham à sua disposição a facilidade de comunicação e de obtenção de informações – assim ficava mais fácil programar aventuras na Lapa e em outros municípios.

Esta foi, por assim dizer, a “certidão de nascimento” do grupo Lapaventura. No início não aconteceram muitas atividades, pois os integrantes tinham outros focos. Mas, com o passar do tempo as aventuras passaram a ser mais frequentes. Com isso, a vontade de explorar novos lugares também foi crescendo.

SE ORGANIZANDO

Como no retorno das viagens as pessoas passavam a cobrar dos integrantes informações sobre os passeios, além de querer saber de convites para participar, decidiu-se criar uma página para o Lapaventura na rede social Facebook. O canal de comunicação teve intuito de oferecer mais informações e orientações aos participantes e interessados.

Mais tarde, com o surgimento do “whats App” ficou mais rápido e fácil para os aventureiros proporem novas aventuras. Era questão de enviar uma mensagem e logo receber o retorno de interesse. Com o grupo criado, via celular, o Lapaventura teve uma procura enorme de adeptos à prática de atividades na natureza. Isso motivou os integrantes fundadores a criar um Conselho e organizar um calendário anual.

Se antes as aventuras eram realizadas em no máximo três carros particulares, agora já era necessário fretar  micro-ônibus para realizar algumas destas aventuras. Isso porque o grupo cresceu, tendo aventuras destinadas ao público em geral. Esta “abertura” para toda a comunidade aconteceu no mês de maio de 2016.

Mas, mesmo com esta abertura, o Lapaventura não mudou. Desde o início, nunca teve fins empresariais, sua maior intenção foi e é idealizar atividades que integrem os aventureiros e amantes da natureza.

POR ONDE FORAM

E assim, com o crescimento do grupo, o Lapaventura passou a se aventurar por várias belas paisagens. Foram realizadas várias trilhas, de cachoerias a montanhas, a grande maioria dentro do Paraná, como por exemplo o Pico Paraná, ponto culminante do sul do Brasil. Recentemente visitaram a região dos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, até então o maior deslocamento do grupo.

E, como forma de comemorar um ano de atividades voltadas ao público em geral, no mês de maio o Lapaventura  irá realizar a clássica trilha do Caminho do Itupava.

CALENDÁRIO ANUAL

O Calendário Anual inclui várias atividades de prática outdoor, nas modalidades de Hiking e trekking. Na primeira modalidade são realizadas trilhas de bate e volta (sai de manhã e volta pela tarde do mesmo dia), não sendo necessário equipamentos para pernoite. Já na segunda, é necessário pernoitar nas trilhas ou até mesmo travessias, envolvendo mais equipamentos e conhecimento técnico.

O grupo Lapaventura lembra que todo e qualquer interessado em participar das aventuras deve antes de tudo avaliar seu condicionamento físico. Somente após isso deve se propor a participar de uma aventura em meio à natureza, tendo segurança com a própria saúde.

E por falar em segurança, esta é outra preocupação do Lapaventura. Além das atividades organizadas pelo Conselho, no grupo surgem diversas oportunidades de aventuras, assim como dicas de Segurança, dicas de equipamento, dicas de roteiros, sugestões de equipamentos, entre outros assuntos focados apenas em aventura e saúde.

Gostou?! Quer participar? Então entre em contato com os membros, na página do grupo no Facebook!

Please follow and like us: