1ª CIPM comemora 40 anos de implantação

Evento foi realizado no Pantheon dos Heroes.

Cerimônia realizada na quarta-feira reuniu autoridades e população, enaltecendo a história e o trabalho realizado pela Polícia Militar no município ao longo da história.

A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) comemorou 40 anos de implantação na Lapa na quarta-feira, 19 de abril. Para celebrar a data, foi realizada uma solenidade no Pantheon dos Heroes que contou com a presença de diversas autoridades regionais e o alto comando da Polícia Militar.

Presentes os prefeitos da Lapa, Paulo Furiati, de Rio Negro, Milton Paizani, e de Contenda, Carlos Eugênio Stabach (Carlão), além do vice-prefeito lapeano Joacir Gonçalves. Representando a Câmara Municipal da Lapa o vereador e também sargento da Polícia Militar Otávio Rodrigues. A cerimônia contou com a participação do Comandante Geral da PM, Coronel Maurício Tortato, Comandante do 15° GAC AP, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, e também com presença de autoridades eclesiásticas (Padre Marcio Adriano Krefer, da Igreja Católica, e Pastor Airton Hermann Loeve, da Igreja Luterana).

“Ao mesmo tempo em que festejamos os 40 anos da Companhia Independente, eternizamos os nomes dos militares estaduais que atuaram como verdadeiros heróis na Revolução Federalista e no Cerco da Lapa a partir do comando do Coronel Dulcídio Pereira”, afirmou Coronel Mauricio Tortato, durante inauguração de placa em memória aos integrantes do regimento de segurança (atual Polícia Militar) que combateram no Cerco da Lapa.

Quanto ao processo de elevação da Companhia à categoria de Batalhão, Tortato falou que estão com os estudos de Estado Maior concluídos. “Melhor estruturando, melhor articulando, com vistas a cumprir nosso dever constitucional e também dar vida por meio de capital humano, de logística e material bélico para que esta elevação seja uma medida efetiva e que conceda ao cidadão lapeano e de toda região níveis melhores de segurança pública”, afirmou.

A cerimonia também foi marcada por entrega de condecorações, com a medalha Bravos da Lapa, a militares e civis que contribuíram para o bom desenvolvimento das atividades.

A 1ª CIPM foi criada por força do decreto nº 3.239, de 19 de abril de 1977, que tratou da reorganização da Polícia Militar do Estado do Paraná, sendo ativada por determinação do Comandante Geral da PMPR com sede na Lapa. Hoje tem em seu comando o Major Helio Horning e abrange seis municípios: Lapa, Rio Negro, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Contenda.

Please follow and like us: