Lapeanos são beneficiados com Mutirão da Catarata

Parceria entre Estado e Município viabilizou atendimento, que foi realizado no dia 7 de junho, no Hospital de Olhos de Campo Largo.

Dezenas de pacientes da Lapa realizaram ou realizarão nos próximos dias procedimento cirúrgico, através do Mutirão da Catarata. A ação é uma realização do Governo do Paraná em parceria com a Prefeitura da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde da Lapa, Rui Wiedmer, afirmou que este era um compromisso firmado com o Secretário de Estado da Saúde, Micheli Caputo Neto. “Além do Mutirão da Catarata outras ações estão por vir, como a construção do Centro de Imagem, equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outros mutirões previstos”, contou Rui.

Na primeira etapa do mutirão, que aconteceu no Hospital de Olhos de Campo Largo no dia 7 de junho, o Secretário Rui, os vereadores Samuel Gois e Otávio Rodrigues e a Coordenadora da Central de Marcação de Consultas, Zenaide Dias, acompanharam os pacientes.

Para as próximas etapas ainda há vagas, para quem tiver a indicação cirúrgica da doença. Os interessados devem procurar a Zenaide Dias na Central de Marcação de Consultas.

A CATARATA

A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos, mas pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos, como a cortisona, traumas oculares e outras situações.
Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da visão, que pode ocorrer de forma lenta e progressiva. É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida, ficando mais em suas casas e praticando menos atividades sociais por tornarem-se inseguros com a baixa de visão ocasionada pela doença ocular.

Please follow and like us: