Nova Dermatologista na Clínica Med Imagem

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele.

Dra. Eveline Roesler Battaglin atenderá a partir de julho. Nesta edição, ela traz informações sobre o melasma, que tem tratamento mais favorável no inverno.

A partir de julho, a Clínica Med Imagem (Dr. Alfredo) contará com mais uma especialidade oferecida aos pacientes. A médica dermatologista Eveline Roesler Battaglin passará a atender no local. Ela é especialista, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o que lhe confere segurança na realização de procedimentos. Nesta edição, a dermatologista traz informações a respeito do melasma (manchas da gravidez), visto que o inverno é a estação favorável para seu tratamento.

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente em mulheres.  Não há uma causa definida, mas sabe-se que existem fatores desencadeantes, como o uso de anticoncepcionais femininos, a gravidez, a genética e, principalmente, a exposição solar.

Essas manchas são acastanhadas e aparecem nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Podem surgir também nos braços, pescoço e colo. A condição pode ser agravada com tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers. É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma é composto de um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

O ponto chave do tratamento é a prevenção, que deve ser feita com proteção solar. Essa proteção deve ser realizada diariamente, mesmo em dias nublados ou chuvosos, e até mesmo em ambientes fechados, devido à presença da luz visível.

Para mais informações sobre o tratamento, agende sua consulta na Med Imagem pelo telefone 3622.3186.

Segundo a especialista, o dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar as manchas na pele.