Lapa sedia 6º Festival de Quadrilhas das APAES

Evento buscou promover a socialização e o respeito, mostrando o direito dos alunos exercerem as mais diversas atividades. (Fotografia Luciane Gonzaga)

Evento reuniu cerca de 300 alunos, vindos de Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Agudos do Sul, Palmeiras, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul, Mandirituba e Lapa.

Na quarta-feira, 12 de julho, cerca de 300 alunos marcaram presença no 6º Festival de Quadrilhas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE´s). Além deles, também participaram funcionários das escolas e pessoas da comunidade. O evento foi realizado no Clube Sete de Setembro, na Lapa, e contou com a participação de dez escolas, vindas de cidades vizinhas. Cada uma compareceu com um número específico de estudantes inscritos: algumas trouxeram 50 alunos para dançar, outras 20; a Lapa participou com 27 estudantes.

Idealizado pela APAE da Lapa, o evento reuniu instituições de Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Agudos do Sul, Palmeiras, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Mandirituba e Tijucas do Sul. Os preparativos para o Festival começaram em fevereiro e a APAE da Lapa esteve à frente da organização, desde a busca por patrocínios para lanches, confecção das roupas, dos troféus e medalhas, serviços com as gráficas, além dos trabalhos manuais e os ensaios com o grupo. “Foi um trabalho intenso, mas foi muito gratificante e emocionante ver os alunos alegres e felizes”, comenta Marly, funcionária da APAE da Lapa.

O objetivo do evento foi promover, entre os alunos, a socialização, o respeito e o direito de exercer as mais diversas atividades. Os que se destacaram nas três primeiras colocações da dança da quadrilha receberam premiação com troféus e brindes. Os demais receberam medalhas de participação, além de dois certificados entregues para as APAE´s (um para a escola e outro para o professor de artes que orientou os alunos).

As APAE´s classificadas no 6º Festival de Quadrilhas foram: 1° lugar – Fazenda Rio Grande, 2º lugar – Palmeira e 3º lugar – Agudos do Sul. Estas escolas foram escolhidas através de um corpo de jurados, que tinha que seguir os critérios de avaliação estabelecidos pelo regulamento do evento. Participaram como jurados artistas e técnicos da Lapa e de municípios vizinhos. A instituição da Lapa ficou com a 5° Colocação no Festival.

É BOM DANÇAR

Muitas pessoas com necessidades especiais têm dificuldades com suas habilidades motoras. Com a dança, aprendem a mover seus braços, pernas e corpos suavemente e de maneira mais coordenada, melhorando suas habilidades. Na terapia, muitos aprendem a se relacionar melhor em sociedade, já que trabalham em grupo para aprender as coreografias.

PATROCÍNIOS 

A APAE da Lapa agradece seus apoiadores e patrocinadores, que foram essenciais para a realização do evento. Entre eles estão: Prefeitura Municipal da Lapa; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura (que cedeu uma rampa de acessibilidade); Pastifício; Secretaria Municipal de Obras; JP Locações e Decorações; Invox Produções; Jaboti Materiais de Construção; Barão Distribuidora de Bebidas; Laboratório Becker; Lojas Zarur; Serena Sonorização; Bob Esponja Produtos de Limpeza e Higiene; Selaria Azambuja; Ilton Pereira; Scrum Pub; Barcelona Supermercados; Lopata Corretora de Seguros; Viva Bem Esportes e Lazer; Padaria Zeni; Material Elétrico Avenida; Ousadia Modas; Sicredi; Novack Revitalização de Dijuntores Ltda.; J. Mendes Auto Peças; Amadeu Schimidt Pedro; e Clube Sete de Setembro. Os agradecimentos também são extensivos à toda a diretoria e funcionários da APAE da Lapa, pais e toda comunidade que se envolveu e ajudou na venda da rifa, que foi muito importante para a organização do Festival.

Confira alguns cliques do 6° Festival de Quadrilhas das APAES:

Fotos: Luciane Gonzaga

Please follow and like us: