Sesc PR chega à Lapa com espetáculo sobre Barão do Serro Azul

“KM65” passará por quatro cidades paranaenses, contando a história do Patrono do Comércio, Ildefonso Pereira Correia, morto a tiros no km 65 da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.

Em comemoração ao dia do comerciante (16 de julho), o Sesc PR, em parceria com o Teatro Barracão EnCena, leva a quatro cidades paranaenses (Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Lapa) o espetáculo teatral “KM65”, uma referência à história de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Na Lapa, o espetáculo será apresentado no Theatro São João no dia 29 de julho, sábado, às 19h30. A entrada é gratuita.

No elenco estão Vilson Kurz, interpretando o Barão, e Junior Mandukchi, como Dr. Leocádio. A direção e o texto – livremente inspirado nos acontecimentos que antecederam à morte de Ildefonso –, são de Carla Rodrigues.

A peça retrata como o Barão defendeu Curitiba, em 1894, quando da Revolução Federalista, impedindo que a capital fosse saqueada e que mortes ocorressem. Foi acusado de trair a Pátria, ao patrocinar revoltosos do Rio Grande do Sul, com dinheiro arrecadado junto aos comerciantes, concedendo um empréstimo de guerra e agindo contrário ao governo de Marechal Floriano Peixoto.

Segundo relatos históricos, antes de chegar ao julgamento que seria submetido, no Rio de Janeiro, o Barão do Serro Azul foi morto a tiros, no km 65 da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, por ordem do general Ewerton Quadros.

Em 2008 a Lei nº 11.863 tornou o Barão do Serro Azul o primeiro herói paranaense. Seu nome faz parte do Livro de Aço dos Heróis da Pátria, depositado no Salão Principal do Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

DIA DO COMERCIANTE

O Dia do Comerciante foi instituído pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953, escolhendo como marco 16 de julho, o dia do nascimento do baiano José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú. No Paraná a data reverencia também o Patrono do Comércio local, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. O setor tem grande relevância para o desenvolvimento da economia, superando as dificuldades impostas pelos pesados tributos e pela crise econômica, quando se exige ainda mais persistência e criatividade na busca de saídas e oportunidades que conduzam a dias melhores.

BARÃO DO CERRO AZUL

O Barão do Serro Azul nasceu em Paranaguá, em 6 de agosto de 1849, tornando-se o maior exportador de erva-mate do Paraná no século XIX, além de se destacar como importante figura política e empresarial, inclusive como líder abolicionista. Foi um dos fundadores da Associação Comercial do Paraná, em 1º de julho de 1890, tornando-se o seu primeiro presidente. Durante a Revolução Federalista, três anos depois, negociou com os chamados “maragatos” para proteger a população da capital paranaense dos rebeldes. Por isso foi considerado traidor da República, então presidida pelo Marechal Floriano Peixoto.

O espetáculo teatral “KM65”, será apresentado no Theatro São João no dia 29 de julho, as 19h30, entrada gratuita.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3304- 2282 ou pelo site www.sescpr.com.br

 

 

 

 

Please follow and like us: