Um lapeano em Los Angeles

Jean vem se destacando no esporte e conquistou a vaga para o Mundial de Policiais e Bombeiros.

Jean Ruanito, Policial Militar e mesatenista, participará do segundo maior evento esportivo do mundo voltado a policiais e bombeiros: o World Police and Fire Games.

Entre os dias 7 e 16 de agosto acontecerá em Los Angeles (EUA) o World Police and Fire Games, um dos maiores eventos esportivos do mundo voltado para policiais e bombeiros. A competição é em estilo olímpico, acontecendo a cada dois anos. Os jogos oferecem aproximadamente 60 desportos (e quase 80 disciplinas), incluindo a pesca amadora, wrestling e tiro com pistola. Cerca de 10.000 atletas participam do evento, que representa bombeiros, policiais e oficiais de correções, liberdade condicional, proteção de fronteiras, imigração e alfândega de mais de 90 países em todo o mundo. Com um número ligeiramente menor de participantes que os jogos olímpicos, se trata da segunda maior competição esportiva do planeta.

A cerimônia de abertura será no dia 7 de agosto, no estádio Los Angeles Memorial Coliseum, que sediou os Jogos Olímpicos de 1932 e 1984. O local tem capacidade para 92.516 torcedores.

A COMPETIÇÃO

As Olimpíadas da Polícia da Califórnia foram realizadas pela primeira vez em 1967. O conceito evoluiu ao longo dos anos e levou à criação da Federação Mundial de Polícia e Jogos de Incêndio – uma organização sem fins lucrativos, administrada pela Federação de Atletismo da Polícia da Califórnia em 1983.

Dois anos depois, em 1985, aconteceu a primeira “World Police and Fire Games” (Jogos da Polícia Mundial e do Fogo)-WPFG, um evento atlético bienal, em San Jose, Califórnia, EUA, com quase 5.000 concorrentes.

 JUANITO

O Policial Militar e atleta lapeano Jean Ruanito Cardoso, que compete na modalidade de Tênis de Mesa, irá participar do evento pela primeira vez. O jovem é um dos organizadores do projeto Lapa Tênis de Mesa, em parceria com o Clube Lapeano e a Prefeitura Municipal da Lapa.

Jean vem se destacando no esporte, tendo participado dos Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2016. Na competição alcançou a segunda colocação e ficou entre os melhores jogadores da modalidade na América Latina, dentro da classe Policiais e Bombeiros. Com essa grande conquista é que surgiu a vaga para participar do World Police and Fire Games 2017.

O mesatenista contou à Tribuna que vem se preparando arduamente para a competição, com treinamentos de 4 a 6 horas diários. Ele relata que muitas vezes pensou em desistir devido ao elevado custo da viagem, mas com muita garra e determinação conseguiu apoiadores: amigos o ajudaram a realizar o sonho de participar de tão importante competição.

O atleta agradece o apoio recebido da ONG Lapa Goll, do CCAA Lapa, Hope Pub, Hope Table Tennis, Tech Composites, Fish Suplementos, Angelos Fitness, Tico Tico Conveniência e Adega, Prefeitura Municipal da Lapa e do Clube Lapeano (por estar junto no projeto e por ceder o espaço para os treinamentos).

Os agradecimentos também são para a Polícia Militar do Estado do Paraná por autorizar a participação de Jean Ruanito na competição. No World Police and Fire Games ele representará a classe. Por último, mas não menos importante, Jean agradece sua família e amigos por darem toda força e incentivo em todos os momentos, tornando o sonho uma realidade.

Jean já está de malas prontas para a viagem e conta com toda energia positiva que o povo lapeano possa enviar. Pede apoio da torcida, pois se depender dele fará de tudo para trazer o título para a cidade. Sucesso, Jean!